Bênção da primeira pedra

Primeira pedra Vila Nova e Tomada posse capelão SCMA 013

A quasi-paróquia de Vila Nova da Caparica viveu no passado dia 26 de Setembro um momento muito especial, com a bênção da primeira pedra da Creche do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica, e que contou com a presença do presidente da direcção do centro, o Padre José Marques Pinto, do Diácono Fernando Garcia, um dos impulsionadores desta obra, da Presidente da Câmara de Almada, Maria Emília de Sousa, Fátima Lopes, Directora do Centro Regional da Segurança Social de Setúbal, em representação do Governo, e muitos outros convidados.

O dia era de sol, facilitando a procissão da Igreja até ao local da cerimónia, com as entidades oficiais à frente e a comunidade e o coro atrás que entoavam o cântico «Nós Somos as Pedras Vivas do Templo do Senhor», dando uma alegria merecida a uma obra que vai servir muito aquela comunidade.

Em jeito de Acção de Graças, a cerimónia realizou-se com a presença de muitos fiéis e amigos da paróquia. Para grande surpresa, a edil almadense levou consigo o protocolo a assinar entre as duas instituições para cooperação entre ambas, e desde logo entregou à comunidade um cheque com metade do pagamento do estipulado, cerca de trinta por cento da obra. «Temos dentro das nossas possibilidades apoiado todos os projectos de âmbito social mesmo que não seja no imediato», referiu a autarca, sublinhando que o dinheiro é de todos e é para ser utilizado para o bem de todos.

O Pe. José Marques Pinto referiu que esta obra que agora nasce é um «sonho querido que depois de tantos anos à espera vê agora o seu início». Uma obra que, segundo o sacerdote, nasce pelo bom entendimento de todas as partes envolvidas.

Desde 2004

Usando da palavra em nome da comunidade alguém que desde o início acompanhou o processo da obra, o diácono Fernando Garcia relembrou o dia 7 de Dezembro de 1997, em que foi benzida a primeira pedra para a construção da Igreja, pelo primeiro Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, e recordou que já naquele momento era um sonho do falecido Padre Sequeira, que agora se começa a tornar realidade. «Celebramos hoje um momento alto para esta comunidade de Vila Nova de Caparica, ao ver crescer uma obra de tão grande importância, e desde há muito sonhada», referiu.

O Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica iniciou a suas actividades em Janeiro de 2004 com a resposta social de Apoio Domiciliário, o que só foi possível com o apoio da autarquia, com a cedência de um espaço no rés-do-chão de um prédio, onde tinha existido uma escola, e local onde ainda se encontram para servir os mais carenciados, tendo contado também com o apoio financeiro da Segurança Social.

«Quando em 2008 surgiu a oportunidade de concorrer ao programa PARES III, para a construção da creche para 66 crianças, e vimos o nosso projecto aprovado, foi com grande alegria que a instituição pôs mãos à obra para continuar o seu serviço».

«Agora construímos a creche, mas não queremos parar, quando for oportuno lançar-nos-emos no projecto de Centro de Dia e Lar», confessa o diácono, sublinhando que contam ter em funcionamento a creche em Setembro de 2011, se todos os prazos forem cumpridos.

Bruno Máximo Leite

01 de Outubro de 2010