Miratejo/Laranjeiro confirmada no seu Pároco

pag 1

Foi uma paróquia emocionada aquela que se despediu do Padre Sezinando Alberto no passado Domingo, dia 26 de Setembro. Depois de se ter tornado o primeiro pároco daquela jovem comunidade, e de muito trabalho ali ter feito, é altura de os afazeres paroquiais ficarem inteiramente confiados ao Padre José Pinheiro, que já fazia parte da equipa sacerdotal que agora se desfaz com a saída do Pe. Sezinando. A cerimónia, presidida pelo Bispo de Setúbal, contou com a presença da Presidente da Segurança Social de Setúbal e do Presidente da União Distrital das IPSS.

«Até sempre»! Foi assim que o Padre Sezinando Alberto se despediu dos fiéis da Paróquia de Miratejo/Laranjeiro. «Esta é para mim uma hora de alegria e de agradecimento a Jesus», disse. «Parto com a consciência tranquila e com a noção do dever cumprido. Sei que deixo esta paróquia melhor do que a encontrei».

Realçando que naquela paróquia ficaram os «melhores anos da sua juventude sacerdotal», o antigo pároco agradeceu à comunidade pela contribuição no seu crescimento e saudou de forma muito especial os colaboradores do Centro Paroquial ao qual dedicou exclusivamente o seu trabalho nos últimos dois anos: «Esta casa ajudou-me a amar mais. Valeu a pena o esforço feito».

À comunidade, apesar de comovida, não faltaram as palavras para dizer ‘obrigado’ ao Padre Sezinando pelo carinho e dedicação demonstrados ao longo deste tempo. A Chefe de Agrupamento do Escuteiros de Miratejo e uma paroquiana que quis declamar um poema sobe o sacerdócio, foram as porta-vozes. O antigo prior de Miratejo/Laranjeiro fica agora inteiramente como Reitor do Santuário Nacional de Cristo Rei.

Anunciar o Evangelho

O novo pároco, Padre José Pinheiro, que já há dois anos trabalhava naquela paróquia em conjunto com o Padre Sezinando, disse esperar estar à altura da missão que agora lhe é confiada por inteiro, e formulou o desejo de que o Centro Paroquial seja sempre um lugar de evangelização. Salientando que é cada vez mais necessário anunciar o Evangelho, fez um pedido à comunidade: «É a comunidade que faz os Padres e por isso conto convosco para me ajudarem nesta missão, pois só assim é possível chegar onde Jesus Cristo nos envia».

D. Gilberto dos Reis, na sua homília, disse que «o Padre não é Jesus mas pela sua ordenação torna Cristo presente e ajuda uma comunidade a viver no Senhor». Agradecido ao Padre Sezinando pelo «trabalho magnífico» que realizou na paróquia de Miratejo/Laranjeiro, nomeadamente o Centro Paroquial, o Bispo de Setúbal desejou felicidades ao Padre José Pinheiro, que ficará a trabalhar sozinho, e lembrou-o que «vai continuar em nome de Jesus e a pô-l’O sempre à frente para falar à comunidade».

À saída, todos os fiéis tiveram a possibilidade de cumprimentar os dois sacerdotes e o Bispo da diocese, tendo-se seguido depois um almoço de convívio.

Anabela Sousa

02 de Outubro de 2010