CNE em Setúbal tem novos Assistentes

cne

Quinze anos depois da tomada de posse do Pe. Ramiro Ferreira como Assistente Regional do CNE, os Escuteiros de Setúbal contam agora com uma nova equipa de Assistentes: o Padre Marco Luís como Assistente Regional, e os Padres Carlos Silva e Luís Ferreira como Assistentes Regionais Adjuntos. A tomada de posse, presidida por D. Gilberto dos Reis, foi no passado dia 24 de Setembro, na Sé de Setúbal.

Na sexta-feira à noite, 24, a Sé de Setúbal encheu-se de Escuteiros que quiseram testemunhar a tomada de posse da nova equipa de Assistentes Regionais do CNE, e ao mesmo tempo despedirem-se do anterior Assistente Regional. Uma noite de verdadeiras emoções mas também de grandes desafios em que o novo Assistente Regional, Padre Marco Luís, deixou bem claro que «o itinerário do Escuteiro deve conduzir à santidade».

A nova equipa regional que tomou posse foi saudada pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, que salientou na sua homília, o «papel importante dos Assistentes eclesiásticos no CNE como promotores do Evangelho» e lembrou que o Escutismo Católico Português, deve ser, dentro da Igreja, um lugar de encontro com Cristo Ressuscitado. Tendo isto em atenção, o Prelado pediu aos Assistentes que através da pedagogia escutista, ajudassem os dirigentes a viverem cada vez mais como Jesus pois só assim o poderiam transmitir às crianças e jovens.

O que é hoje o CNE

Com uma equipa de três Assistentes Regionais ligados à Pastoral Juvenil e à Pastoral Universitária, o Chefe Regional, Rui Gonçalves, fez questão de agradecer ao Bispo de Setúbal esta dádiva: «é uma importante proximidade entre o CNE e estuas duas áreas,  porque não podemos olhar para as crianças e jovens apenas no aspecto escutista, mas em todos os aspectos da sua vida».

Ao mesmo tempo, Rui Gonçalves agradeceu ao Padre Ramiro Ferreira todo o seu contributo ao longo destes 15 anos e a marca indiscutível que deixa no movimento ao nível regional e que se projecta ao nível nacional. Disse o Chefe Regional que «mais do que oferecer uma medalha ao Padre Ramiro, é hoje importante lembrar à região os Assistente que agora nos deixa trabalhou 15 anos por aquilo é hoje o CNE e o dirigente do CNE».

Como que a passar o testemunho aos novos Assistentes Regionais, o Padre Ramiro Ferreira fez-lhes uma recomendação: «aproveitem bem a graça  que é ser Assistente do CNE e permaneçam sempre unidos». Num balanço de 15 anos ao serviço do Escutismo, o antigo Assistente partilhou com todos a riqueza da sua experiência com a qual já não pode conceber o seu ministério, apesar de no início a ter estranhado. A região agradeceu com uma enorme salva de palmas.

Uma nova marca

Ao Padre Marco Luís coube falar agora já na qualidade de Assistente Regional e referiu que se sentia como Abraão, Moisés e Samuel, ao iniciar este novo caminho mas que estava feliz e confiava em Deus: «há 4 anos disse aqui nesta catedral que queria estar alerta para servir Jesus pela mediação da Igreja. Hoje renovo aqui o meu sim». E continuou: «Na vida só temos plena alegria ao fazer a vontade de Deus ao gastar a vida por Cristo, cm Cristo e em Cristo».

Agradecendo ao Padre Ramiro o legado marcante que lhe deixou, o Padre Marco Luís garantiu que a nova Assistência Regional irá trabalhar para o anúncio do Evangelho e para a salvação da almas, e também deixará, certamente, a sua marca.

Anabela Sousa

04 de Outubro de 2010