Amora recebeu Missionários Scalabrinianos de Europa e África

R137 - 000039

A Paróquia de Amora, na vigararia do Seixal, recebeu no passado dia 29 de Setembro, 75 sacerdotes Scalabrinianos da região Europa-África que vieram a Portugal realizar a sua Assembleia Regional. Na ocasião, os missionários tiveram a possibilidade de participar na Missa presidida por D. Gilberto dos Reis e conhecer o trabalho que a congregação tem vindo a desenvolver naquela comunidade desde há 39 anos.

Pela primeira vez fora de Itália, em Fátima, junto de Nossa Senhora e com uma passagem pela comunidade paroquial de Amora. Foi assim que decorreu, entre 27 e 30 de Setembro, a última Assembleia dos Missionários de S. Carlos Borromeu (Scalabrinianos) da região Europa-África..

De acordo com o Padre Pedro Granzotto, sacerdote Scalabriniano e pároco de Amora, este encontro em Portugal foi muito importante para os Missionários desta congregação que trabalham junto das comunidades portuguesas. «Foi uma bela ideia reunir os sacerdotes Scalabrinianos nesta nossa assembleia este ano em Portugal. Para além de trabalharmos aqui com os emigrantes, também damos apoio aos sacerdotes que trabalham fora com as comunidades portuguesas», disse.

Assim, os Missionários Scalabrinianos tiveram a possibilidade de conhecer a realidade das comunidades migrantes em Portugal e conhecer a Igreja de Amora, a primeira da Europa a ser dedicada ao Beato João Baptista Scalabrini, patrono dos migrantes. Para além disso, diz o Pe. Pedro, «conheceram também a casa de formação que existe na Amora para dar apoio aos Missionários que trabalham entre os portugueses e os emigrantes da língua portuguesa nos outros países da Europa».

De salientar que alguns dos Sacerdotes Scalabrinianos que vieram a Portugal para este encontro de quatro dias já tinham estado ao serviço na Amora. Desta forma, a presença destes missionários naquela comunidade foi também um momento emocionante, uma vez as pessoas puderam estar, novamente, com alguns dos Padres que foram marcantes na vida da Paróquia.

Acolher os mais fracos

A Eucaristia de Quarta-feira, dia 29, foi presidida por D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, acompanhado pelo Superior Regional dos Scalabrinianos, Padre Gabriele Parolin.

Na sua homília, o Prelado agradeceu a presença dos Scalabrinianos em Setúbal e o trabalho que têm vindo a desenvolver, e pediu para que estes missionários continuassem a «ajudar o clero a olhar os emigrantes com um olhar novo», e ajudassem sempre cada vez mais, «os emigrantes a tornarem-se membros vivos da sociedade e da Igreja».

D. Gilberto dos Reis, salientou ainda o importante papel que os missionários têm junto dos governantes, alertando-os para as necessidades das comunidades migrantes. «Temos que compreender e ajudar a compreender que quando alguém não está bem integrado é toda a sociedade que sofre e por isso louvo o vosso trabalho. Ter este espírito que se faz pequeno para acolher o mais fraco só é possível porque há um grande amor a Jesus», concluiu.

Anabela Sousa

05 de Outubro de 2010