Início das actividades

pag 4[1]

Os principais responsáveis pelo Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Setúbal, reuniram-se no passado dia 3 de Outubro no Santuário do Cristo Rei para uma recolecção orientada pelo seu assistente diocesano, Pe Sérgio Quelhas. Os cerca de 60 participantes tiveram ainda a oportunidade de se inteirarem das várias actividades do ano que se segue.

Com esta actividade os cursistas começam o ano pastoral 2010-2011. Durante a manhã, o Pe Sérgio Quelhas orientou a recolecção, que versava o tema da verdadeira amizade. Na parte da tarde, Henrique Matos, responsável diocesano pelo movimento, falou aos participantes sobre a responsabilidade dos dirigentes e do que o movimento pretende de cada um dos cursistas.

Ao Notícias de Setúbal, este responsável referiu que no presente ano o MCC pretende «continuar a sua tarefa de evangelização dos ambientes», já que os cursilhos «são um movimento de Igreja que tem como objectivo levar a Palavra a todos através daqueles que estão mais preparados». «No fundo este encontro passa por alertar para esta consciência da necessidade de evangelização a todos os responsáveis», salientou.

Este ano, o MCC vive um momento alto com a comemoração do 50º aniversário do primeiro cursilho em Portugal. No dia 9 de Outubro, realiza-se em Lisboa uma romaria ao local onde em 7 de Outubro de 1960 se iniciaram os cursilhos portugueses, a Igreja de São Pedro de Alcântara.

Nos dias 25 a 28 de Novembro realiza-se o 114º Cursilho de Homens, com o encerramento em Setúbal. No ano de 2011, em Janeiro, no dia 15, comemoram-se no Barreiro os aniversários do 112 e do 87 de Senhoras. De 10 a 13 de Fevereiro realiza-se o 89 de Senhoras, com encerramento no Feijó, e ainda no mesmo mês, 26 e 27, vai haver o 34º Reencontro Misto no Seminário de Alfragide. No dia 15 de Março realiza-se uma Ultreia Diocesana, na Igreja da Quinta do Anjo, e ainda nos dias 24 a 27 o 115º Cursilho de Homens, com encerramento no Barreiro. No dia 16 de Abril comemoram-se os aniversários do 113 e 88 de Senhoras, no Feijó.

Nos dias 5 a 8 de Maio realiza-se o 90º Cursilho de Senhoras, com encerramento na Amora. Em Junho, nos dias 4 e 5, vai haver um mini-cursilho para Casais, na Casa de Santa Rafaela, em Palmela. As actividades finalizam no dia 26 de Junho com a Ultreia Diocesana na Quinta do Álamo.

Bruno Máximo Leite

08 de Outubro de 2010