Rumo a Madrid

logo_jmj_madrid_2011_3

Faltam dez meses para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que no próximo ano decorrerão em Madrid. Os jovens de todo o país já se estão a mobilizar e Setúbal não é excepção. No próximo dia 24 de Outubro, na Quinta do Álamo (Seixal), às 15h, terá lugar a primeira reunião de preparação. Antecipando esse encontro, o Padre Luís Ferreira, director do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, deu algumas palavras ao Notícias de Setúbal.

250 é o número mínimo de jovens que o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) espera levar a Madrid ao encontro de Bento XVI, em Agosto do próximo ano. Apesar da crise económica que afecta o país, e em particular a Diocese de Setúbal, o Padre Luís Ferreira garante que o SDPJ vai trabalhar para baixar os preços. «A proposta do SDPJ aos jovens é que comecem já a fazer as suas economias para não guardarem tudo para o fim. O SDPJ vai também fazer todos os possíveis para que os preços possam ser os mais baixos», afirmou.

Relativamente aos pormenores práticos da deslocação a Madrid, o Padre Luís Ferreira reserva-os para o encontro do próximo Domingo. No entanto, e porque a preparação espiritual para o encontro com o Papa não pode ser descuidada, o director avançou já algumas informações: «o SDPJ quer fazer um itinerário de preparação para todos os jovens que querem participar na JMJ. Porque somos uma Igreja, vamos em conjunto a Madrid, logo temos também de nos prepararmos em conjunto».

Colocando as novas tecnologias ao serviço da mobilização para as JMJ, o Padre Luís Ferreira assegura que, após a reunião do próximo dia 24, o site do SDPJ  (http://www.sdpj-setubal.org) e a página do Facebook (http://www.facebook.com/sdpj.setubal) estarão sempre actualizadas, para que todos possam estar a par das informações.

«Alavanca impulsionadora»

Em Portugal, a preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude arrancou, oficialmente, com a passagem da cruz das Jornadas no passado mês de Agosto. Uma iniciativa que contou com a participação dos jovens de Setúbal, mas não de uma forma muito marcante. O motivo, considera o Pe. Luís Ferreira, está relacionado com o facto de ter ocorrido em Agosto, tempo de férias, e por ter sido partilhada com a Diocese de Lisboa: «A nossa Diocese e a de Lisboa só tinham um dia para a poderem receber. A logística nacional limitou-nos muito. De qualquer forma a Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa estava cheia de jovens de Lisboa e Setúbal para receberem a Cruz das JMJ».

Apesar de se dizer que a Igreja em Portugal está a sofrer de uma “crise de juventude”, a visita do Papa Bento XVI no passado mês de Maio, considera o director do SDPJ, «evidenciou de forma bem visível a juventude na Igreja. Houve uma grande participação dos jovens durante a viagem do nosso Papa». E acrescenta: «Penso que não é de todo verdade a afirmação de que temos poucos jovens. De qualquer forma queremos mais e a JMJ pode ser uma alavanca impulsionadora para podermos chamar mais jovens a Cristo e à sua Igreja. Penso que a vinda do Papa possibilitou um novo vigor à nossa Igreja em Portugal».

Anabela Sousa

21 de Outubro de 2010