Caminho de preparação já começou

JMJ2011-300x197

As reuniões de preparação para ir ao encontro do Papa Bento XVI em Agosto do próximo ano já começaram. No passado dia 24 de Outubro, na Quinta do Álamo (Seixal), cerca de 90 jovens de todas as vigararias da diocese de Setúbal marcaram presença naquela que foi a primeira reunião de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

Foram, sobretudo, os responsáveis de grupos de jovens que não faltaram à chamada do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) no passado Domingo. Depois de terem ficado a conhecer todos os detalhes da peregrinação a Madrid, agora, considera o SDPJ, a missão deste jovens é «levar as indicações da reunião aos jovens dos seus grupos para que brevemente haja um número mais concreto das pessoas que pretendem participar nas JMJ».

Com partida de Setúbal no dia 16 de Agosto de 2011, a peregrinação irá iniciar com a Eucaristia presidida pelo pastor diocesano, D. Gilberto dos Reis. Depois, rumando em direcção a Madrid, com uma breve passagem por Toledo, Setúbal vai integrar o programa das JMJ, «tal como pede a Santa Sé», referiu o Director do SDPJ, Padre Luís Ferreira. O regresso será a 21 de Agosto após o encerramento das Jornadas.

No que respeita aos custos monetários da peregrinação, o valor que o SDPJ avançou foi de trezentos euros. Este montante inclui transportes, alojamento, alimentação, o kit das jornadas e o encontro dos jovens portugueses com os seus Bispos no dia 19 de Agosto. O preço total, assegura o Secretariado, poderá ainda baixar dependendo dos patrocínios que a equipa diocesana consiga reunir e do número de pessoas que se inscrevam. Por isso, o SDPJ recomenda que os jovens, com idade igual ou superior a 16 anos, interessados em participar nas JMJ façam a sua inscrição o mais rapidamente possível.

O pagamento poderá ser feito de uma só vez ou dividido em três prestações: cinquenta euros até 19 de Dezembro; cento e vinte e cinco euros até 20 de Março; e os restantes cento e vinte e cinco euros até 19 de Junho. Para os pagamentos efectuados após os prazos indicados, o SDPJ estabeleceu uma penalização de trinta euros.

Preparação espiritual obrigatória

Para lá das questões práticas da deslocação a Madrid, o SDPJ apela, acima de tudo,  a esforço de preparação espiritual. «Ir ao encontro do Papa deve exigir de nós uma formação espiritual. Para os habituais e para os que estão longe, há uma proposta de caminho a fazer porque não se trata propriamente de um passeio», disse o Padre Luís Ferreira na reunião do passado Domingo.

Assim, no próximo dia 5 de Novembro vai iniciar-se o ciclo de catequeses de preparação das Jornadas Mundiais da Juventude que terá lugar sempre numa vigararia diferente, na primeira sexta-feira do mês. Começando em Barreiro/Moita, as catequeses seguintes serão no Seixal, Almada, Setúbal, Palmela-Sesimbra, Montijo e Caparica. Esta etapa será finalizada com dois encontros na Quinta do Álamo, a 19 de Junho e 24 Julho, para ultimar os preparativos da peregrinação. A acompanhar as catequeses nas vigararias vai estar a Cruz dos Jovens que deverá ter uma passagem em todas as paróquias.

Para todos os jovens que pretendem participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, o SDPJ já adiantou que as catequeses e os encontros são de participação obrigatória. Por isso, referiu o director, «só serão permitidas duas faltas e na primeira catequese será entregue a todos um passaporte onde será carimbada a sua presença à medida que foram participando nos encontros».

Com o objectivo de facilitar a presença de todos e atendendo a que os jovens poderão não ter a possibilidade de se deslocar de vigararia em vigararia, o SDPJ irá repetir as catequeses, no terceiro Domingo de cada mês (entre Novembro e Maio) na Quinta do Álamo (Seixal).

Além da preparação colectiva, o Padre Luís Ferreira lembrou também o caminho de preparação que cada um deverá fazer. Apelando à oração individual, à presença assídua na Eucaristia e à procura da Reconciliação, disse: «a nossa pertença a Jesus implica uma mudança na nossa vida e por isso temos que nos preparar para recebermos interiormente as graças de Jesus nas Jornadas Mundiais da Juventude. A nossa fé deve estar enraizada em Cristo para que o Senhor nos dê a ‘coroa da vida’».

Anabela Sousa

29 de Outubro de 2010