Escuteiros de Amora têm nova sede

amoraescut

Trinta e seis anos depois da abertura do Agrupamento, os Escuteiros de Amora têm agora uma nova sede. Um espaço sonhado há muito e que é agora uma realidade. A cerimónia de inauguração e bênção do novo espaço aconteceu no passado dia 6 de Novembro, dia de São Nuno de Santa Maria.

São Nuno de Santa Maria, santo português, canonizado em Abril de 2009, e patrono do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português. Foi no dia em que a Igreja celebrou este santo que o Agrupamento 414 Amora inaugurou a sua nova sede, situada no complexo paroquial da Igreja Scalabrini. O antigo Chefe de Agrupamento e o actual Chefe de Agrupamento Adjunto, Agnelo Fernandes e Luís Borges, foram os grandes impulsionadores desta obra ao responderem positivamente ao desafio lançado pelo Padre Pedro Granzotto, pároco de Amora.

Aquando da fase de projecto da nova Igreja da Amora, o pároco acautelou logo um espaço reservado para a sede dos Escuteiros, e por isso a estrutura exterior já estava definida desde a construção daquele templo. No entanto, de acordo com as palavras do pároco na cerimónia de inauguração, a sede não podia ser entregue de «mão beijada» porque os Escuteiros não saberiam aproveitar tanto. «O desafio da época foi de carácter educativo e como todos fizeram alguma coisa para completar a sede, hoje ela tem sentido», salientou.

«Recheio verdadeiro»

Numa tarde repleta de emoções, para além do Pároco, dos Dirigentes de outros Agrupamentos e de muitos familiares e amigos dos Escuteiros da Amora, marcou presença também o Chefe Regional, Rui Pinto Gonçalves.

Na ocasião, o responsável do Escutismo na região de Setúbal fez questão de referir que a inauguração de uma sede só serve se a mesma for útil para a comunidade, e lembrou as dificuldades pelas quais o Agrupamento da Amora passou há algum tempo, quando foi encerrado. «O Chefe Luís Borges, quando era Chefe Regional, fechou o Agrupamento porque queria trazer qualidade ao Escutismo na Amora e a prova está aqui, neste Agrupamento que está hoje aqui presente. A sede é importante, mas garanto-vos que se faz Escutismo sem sede. A importância da sede só existe se vocês conseguirem dar o recheio verdadeiro ao Escutismo, à comunidade de Amora e à região de Setúbal», disse.

Pela voz dos responsáveis do Agrupamento não faltaram as palavras de alegria e agradecimento a todos os que colaboraram na edificação da nova sede. O Chefe de Agrupamento Adjunto e um dos impulsionadores da obra, Luís Borges, referiu-se à enorme riqueza humana que existe na Amora e realçou que «o Escutismo na Região de Setúbal está agora mais rico».

Já o Chefe de Agrupamento, João Fialho, salientou que foi «graças à vontade de Deus e ao sonho das pessoas que compõem o Agrupamento» que foi possível edificar esta obra no incrível espaço de um ano» e, versando sobre a missão do Escutismo para a construção de um mundo melhor numa sociedade cada vez mais marcada pela falta de valores, deixou uma palavra para o futuro: «Este acontecimento – a inauguração da nova sede – marca o início de um novo ciclo da história deste Agrupamento. Uma nova etapa, onde a ambição de cumprir esta missão que nos é confiada alcança novos e mais longínquos horizontes».

Esta cerimónia inaugural da nova sede, foi ainda marcada pela atribuição da Cruz de Mérito Monsenhor Avelino Gonçalves ao actual Chefe de Agrupamento Adjunto, Luís Borges. Esta é uma das mais altas condecorações do CNE destinada a premiar Dirigentes por serviços especialmente meritórios a favor do Escutismo Católico Português. Foi, para todos os presentes um momento emocionante e para o próprio, uma grande surpresa. Chegando perto do microfone, disse: «Não me vou alongar nas palavras, não estou em óptimas condições para o fazer. Apenas gostaria de dizer uma coisa. Nunca teria sido possível receber uma menção destas sem vocês…». A partir daqui a voz ficou embargada e mais não conseguiu dizer. As palmas encheram o recinto.

A obra

A construção desta nova sede foi iniciada em Agosto de 2009 e terminou na semana antes da inauguração. Apesar de as contas não estarem ainda fechadas, o Chefe de Agrupamento confirmou-nos que a obra custou cerca de vinte e seis mil euros. Uma vez que o Agrupamento dispunha de poucas verbas, a sede foi construída com a ajuda de todos. Para além da colaboração da Junta de Freguesia de Amora e da Câmara Municipal do Seixal, a Paróquia deu parte dos tijolos, executou as obras de electricidade, canalização e alarme; os pais dos Escuteiros ajudaram pagando uma quota suplementar; e algumas empresas colaboraram com dinheiro, descontos significativos e doação de materiais.

O edifício é constituído por quatro salas para as várias secções do Agrupamento: Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros. Existe ainda uma sala reservada à secretaria, um espaço para arrumação de material e sanitários equipados com duches.

Na cerimónia de inauguração estiveram também algumas autoridades civis, nomeadamente, a presidente da Junta de Freguesia de Amora, Odete Gonçalves, e a vereadora da Acção Social da Câmara Municipal do Seixal, Corália Loureiro, que realçaram os valores escutistas e o importante trabalho feito pelos Escuteiros na comunidade de Amora.

Anabela Sousa

13 de Novembro de 2010