Um apelo à Evangelização

DGilberto

No início da semana dos seminários, 7 de Novembro, o Bispo de Setúbal despediu-se da Paróquia de Paio Pires, onde esteve em visita pastoral desde o dia 2 de Novembro. A Eucaristia de Domingo foi marcada pelo Crisma de 28 fiéis provenientes dos vários sectores da vida da Paróquia.

«Espero que esta visita (a última foi há seis anos) continue a dar frutos porque a nossa vida é um caminhar todos os dias. Gostei muito de estar convosco. Em todos os encontros me pareceu que a comunidade está unida e sente o calor da fé». Foram estas as palavras do prelado ao deixar a Paróquia de Paio Pires, onde esteve durante quase uma semana.

No entanto, e apesar da mensagem positiva, D. Gilberto dos Reis deixou aos cristãos de Paio Pires algumas questões que o inquietaram: «Verifiquei que se calhar não há mais gente nas igrejas, pelo contrário até haverá um pouco menos. O número de crianças e jovens diminuiu ligeiramente. Com o projecto da Igreja nova também tem havido dificuldades, e as coisas não estão avançadas. Deixo-vos estas preocupações que são um grande desafio».

Num claro apelo à evangelização, o Bispo de Setúbal pediu para que cada um tivesse a consciência que a missão da Igreja continua viva. «A maior parte das pessoas que vive aqui não têm ideia nenhuma de Jesus nem da Igreja, ou porventura têm uma ideia deturpada. Jesus pede-nos para irmos e levarmos o Evangelho em cada Domingo, quando termina a Missa. Quando fordes, onde fordes, levai Cristo a todos».

«Reforçar laços de comunhão»

O pároco, Pe. Daniel Cacela, referiu-se à importância da visita pastoral e frisou que o fim dela é um ponto de partida para a acção da Igreja em Paio Pires, especialmente para aqueles que foram confirmados na fé pelo Sacramento da Confirmação: «A visita pastoral não foi apenas para o Bispo vir cá e conferir o Sacramento. Uma vista pastoral é uma instituição. É uma realidade que existe há cerca de mais ou menos 500 anos, desde o Concílio de Trento, e foi um Arcebispo de Braga, Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, um dos grandes impulsionadores dessa realidade que existe até aos nossos dias».

Lembrando também São Paulo, o apóstolo que visitava as comunidades que fundava, o pároco disse ainda: «a visita pastoral actualiza-se hoje na visita do nosso Bispo D. Gilberto, que vem reforçar os laços da comunhão que a nossa igreja deve ter sempre à Igreja universal. Que esta visita pastoral dê frutos em nós, é nisto que queremos trabalhar».

Anabela Sousa

13 de Novembro de 2010