Encerramento das comemorações

400px-Cristo_Rei_e_a_Cruz_Alta

O Santuário de Cristo Rei, em Almada, promoveu no passado dia 21 de Novembro a celebração de encerramento do seu cinquentenário, com a apresentação do hino oficial do Santuário e de uma Banda desenhada para os mais novos. Cerca de 800 pessoas deslocaram-se ao Pragal também para receber a imagem de Nossa Senhora da Conceição, vinda de Vila Viçosa, e participar na Eucaristia, presidida por D. Gilberto Reis, Bispo de Setúbal.

Por ocasião da solenidade litúrgica de Cristo Rei, muitos foram os fiéis que quiseram recordar um ano de iniciativas e de simbolismo, que objectivamente fez do santuário um local mais reconhecido,  e que vai ser visto de forma diferente pelos portugueses.

O reitor do santuário, Pe. Sezinando Alberto, disse ao Notícias de Setúbal que o ponto mais alto deste ano de comemorações foi o 17 de Maio do ano transacto, com a grande celebração que juntou aos pés do Cristo Rei a Igreja em Portugal e as várias autoridades civis a nível nacional». Desse dia destaca-se a mensagem que Bento XVI dirigiu ao país sobre este monumento, para que seja capaz de promover acções «em favor dos pobres e oprimidos» e que fomente a construção do amor, da justiça e da paz, com intervenções concretas na sociedade. O sacerdote considerou que o conjunto das iniciativas realizadas foi significativo, e contribuiu para o avivar da memória sobre o Santuário.

Para o Pe Sezinando Alberto, a grande mensagem que ficou das comemorações do L aniversário do Cristo Rei foi a «tomada de consciência dos católicos que este local tem a ver com a Igreja e tem uma mensagem, que é o reflexo da fé de um povo, e que explicita a identidade de todos os portugueses».

«Mais responsabilidade e empenho» é o que o reitor deseja para o futuro, desejando que «a chama que foi acesa com estas comemorações não se apague, mas que através dela se continue a fomentar o papel de evangelização que este local acarreta» na sua própria génese.

Hino do Santuário de Cristo Rei

A Mãe não podia faltar à festa de Seu Filho, e por isso, depois de ter acolhido a imagem de Nossa Senhora de Fátima, desta vez o Santuário acolheu a imagem da Rainha de Portugal, Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, que esteve presente na celebração durante toda a tarde, perante natural curiosidade e devoção de muitos fiéis.

A tarde escura e chuvosa não demoveu os participantes que se mantiveram até ao fim para ouvir a primeira interpretação do hino do Santuário, com letra do Pe António Aparício e música do Pe António Cartageno, ambos do clero da diocese de Beja. Uma actuação com a participação de 290 vozes, vindas de onze coros, e que também cantaram durante a Missa. Ainda em ambiente celebrativo, foi lançada uma edição de banda desenhada para crianças, com a história e a mensagem do Cristo Rei. A publicação fala da história da visita da família Barata, oriunda do Norte do País, que foi visitar o Cristo Rei. O filho André tem um encontro com o Cristo Rei que lhe conta a história da sua construção e a sua mensagem. Este livro pretende chegar aos mais novos e mostrar a importância deste local.

Bruno Máximo Leite

25 de Novembro de 2010