comprehensive-camels

Um ano de desafios

logo_cnecoresp

No passado dia 19 de Novembro, o auditório da Anunciada recebeu os Escuteiros de Setúbal para o seu Conselho Regional. Marcado pela votação do último Plano e Orçamento apresentado pelo actual Executivo Regional que está a terminar o seu mandato, este Conselho foi também o primeiro com a presença da nova Assistência Regional liderada pelo Padre Marco Luís.

Em duzentos e um conselheiros, cento e noventa votaram favoravelmente o Plano e Orçamento da região de Setúbal para 2011. Proposto pelo actual Executivo Regional, entre os pontos mais importantes deste documento está a preocupação com as áreas da formação e pedagogia.

Com o novo projecto educativo do Corpo Nacional de Escutas (CNE) que começou a ser implementado este ano, o Chefe Regional, Rui Gonçalves, lamentou o facto de vinte agrupamentos não terem estado presentes na última acção de formação e disse: «Temos que sair do nosso casulo. Precisamos da ajuda de todos e devemos partilhar uns com os outros as nossas experiências porque ainda ninguém sabe como se concretiza este novo projecto educativo. A formação e a partilha são fundamentais».

Pela primeira vez na mesa do Conselho Regional esteve o Padre Marco Luís, o novo Assistente Regional que tomou posse no passado mês de Setembro juntamente com a sua equipa, os Padres Luís Ferreira e Carlos Silva. Sobre este facto, o Chefe Regional salientou que esta tem sido uma equipa enérgica que «trabalha bem e rapidamente» e agradeceu ao Bispo diocesano por esta nomeação.

 

Somos cristãos!

 

O Padre Marco Luís, logo na abertura do Conselho Regional, afirmou que este próximo ano será de «verdadeiros desafios» e, citando Madre Teresa de Calcutá, lembrou que «o fruto da oração é o amor, e o fruto do amor é o serviço» e disse: «cada Escuteiro só servirá da melhor vontade se o serviço vier do fruto do amor que é a oração. Quem não reza e não se alimenta espiritualmente, pode trabalhar bem mas não está tudo bem feito. É importante que cultivemos a oração e tenhamos o nosso sentido de pertença. Somos cristãos! Que este plano para 2011 seja espelho do desejo do CNE. Permanecermos católicos ou então, não permaneceremos».

«Com a RAP (Renovação da Acção Pedagógica) em curso e depois de termos celebrado São Nuno e São Paulo, no próximo ano vamos viver a pedagogia escutista com a Beata Teresa de Calcutá. Uma mulher que nos deixou um verdadeiro testemunho de que sem Jesus nada podemos fazer», salientou ainda o Assistente Regional.

Participando pela primeira vez neste Conselho Regional como Assistente da região, o Padre Marco Luís referiu: «É com alegria que participo neste Conselho Regional. A alegria de obedecer e não escolher, a alegria de estar onde Jesus chama».

 

Convocados para Madrid

 

Este primeiro Conselho Regional do ano escutista em Setúbal não terminou sem que antes o Assistente Regional lembrasse o convite que o Santo Padre fez aos jovens, as Jornadas Mundiais da Juventude que se realização em Agosto do próximo ano em Madrid.

Apelando à participação da região nas Jornadas, porque o CNE é o movimento com maior número de jovens, o Padre Marco deixou o desafio: «Ao aprovarem o plano e orçamento para 2011, aprovaram a ida a Madrid. Vamos então encher Madrid de jovens portugueses. O nosso Bispo espera entre 17 a 27 autocarros de Setúbal. Vamos mobilizar todos os jovens para ir às Jornadas Mundiais da Juventude».

Anabela Sousa

Partilhe nas redes sociais!
25 de Novembro de 2010