comprehensive-camels

Ciclo de Cinema Católico

passion-of-the-christ

Forum Municipal Romeu Correia, Almada. Eixo, rotunda, por onde passa a proposta cultural do município à cidade. Quer dizer, também, lugar onde a cidade se abre à cidade. Às sensibilidades da cidade. Às muitas cidades dentro da cidade. À memória da cidade.

 

Ciclo de Cinema Católico no Fórum Municipal de Almada. Nome que anuncia a pretensão de seguir o trilho desses que pelo mundo fora mostram, através da 7ª Arte, a aliança de Deus e dos homens. Superando assim, «a ruptura entre consciência humana e consciência cristã, entre existência neste mundo temporal e abertura a uma vida eterna, entre beleza das coisas e Deus como Beleza» (Bento XVI, Barcelona).

E sirva como exemplo, o Festival Œcuménique du Film de Fribourg, na Suíça, já com 24 edições cumpridas, ou o Religion Today Filmfestival com sede em Trento, Itália, a caminho da sua 13 edição, ou, ainda, o Mirabile Dictu, festival de cinema de Roma, patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Cultura (Cuja directora virá a Almada para apresentar o filme por ela mesma realizado O Jardineiro de Deus – ver caixa)

Trata-se, sim, de uma pretensão, de pretensões simples. Da pretensão de encontrar um publico que se deixe cativar por este modo de ‘ver’. E que assim possa crescer e afirmar este espaço na programação anual do Fórum RC. Da pretensão de dialogar com a cidade. De participar e de dizer no fórum da cidade o que vêm os que vêm a partir de Cristo. Desses que assumem em si a solidariedade com um história cristã como os católicos a vivem. Que seja, então, um ciclo que traz uma bênção para a cidade!

Indicações úteis:

Fórum Romeu Correia Almada (Com estacionamento pago para os carros)

Todas as sessões às 21.00 seguidas de diálogo com os comentadores convidados.

Todos os filmes são legendados em português

Entrada livre

 

Programa:

2/12, Quinta-feira: A Ilha, de Pavel Lounguine, comentado pela Profª Maria do Rosário Lupi Bello, da UA.

3/12, Sexta-feira: Deus tem necessidade dos homens, de Jean Delannoy, comentado pelo Pe Rodrigo Mendes, Vice Reitor do Seminário de Almada.

4/12, Sábado: Mendel, o Jardineiro de Deus, de Liana Marabini, comentado por Liana Marabini e pelo Prof João Aires de Sousa, da FCT.

5/12, Domingo: O Nono Dia, de Volker Schlöndorff, comentado pelo Prof. Orlindo Gouveia Pereira, Psiquiatra.

 

Liana Marabini é uma realizadora e argumentista italiana. Esteve na origem e dirigiu, também, em Junho passado, a primeira edição do Festival de Cinema de Roma, organizado sob o alto patrocínio do Pontifício Conselho para a Cultura, organismo da Santa Sé para a área cultural. No próximo sábado, 4 de Dezembro, apresentará o seu filme O Jardineiro de Deus, sob o monge agostiniano, ‘pai da genética’, Mendel

A organização pertence ao Nuca (Novos Universitários Católicos) Pólo Universitário de Almada

 

Partilhe nas redes sociais!
26 de Novembro de 2010