comprehensive-camels

Generosidade em tempo de crise

banco_alimentar_contra_fome_2

Decorreu no passado fim-de-semana, 27 e 28 de Novembro, a habitual campanha de recolha do Banco Alimentar Contra a Fome. Em Setúbal o novo armazém, inaugurado este ano, recebeu as 326,6 toneladas de alimentos recolhidas em mais de 180 superfícies comerciais.

 

Mais 75 toneladas de alimentos que representam um aumento de 30 por cento em relação à campanha de recolha de Novembro de 2009. Foi este o resultado da campanha do Banco Alimentar em Setúbal que vai permitir agora apoiar cerca de 26 mil pessoas através de 138 instituições de solidariedade social.

Numa altura em que a crise é o tema predominante no dia-a-dia dos portugueses, particularmente em Setúbal que se está a tornar num dos distritos mais pobres, a recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome pautou-se por uma «resposta excepcional ao apelo em favor de quem vive cada vez com mais dificuldades», referiu em comunicado, António Alves, presidente da Direcção do Banco Alimentar de Setúbal.

 

Dar mais do que alimentos

 

Uma generosidade que não esteve só não mãos de quem ofereceu alimentos, mas também nas mãos dos mais de 2 mil voluntários que deram o seu tempo ao longo de todo o fim-de-semana e que contribuíram inequivocamente para o sucesso desta campanha.  

Na celebração dos dez anos de existência do Banco Alimentar de Setúbal, quer fosse no armazém ou à porta dos super e hipermercados da região, os voluntários não tinham mãos a medir com o trabalho que se ia avolumando a cada momento que passava. Isto mesmo foi o que conseguimos confirmar no Domingo à noite quando nos deslocámos ao novo armazém do Banco Alimentar de Setúbal.

Bolachas, arroz, conservas, azeite, açúcar, farinha e leite chegavam em carrinhas que se iam acumulando à porta do armazém, umas atrás das outras. Lá dentro, a azáfama era enorme. Depois de descarregar e pesar os alimentos, não havia mãos a medir para começar a abrir os sacos e colocá-los em cima da passadeira rolante. Aí, em cada posto de trabalho, cada voluntário ia separando os alimentos que lhe competia. De seguida, voltavam novamente à pesagem e só depois é que os alimentos eram armazenados. Uma roda-viva de trabalho que só parou muito para lá das duas da manhã.

A próxima campanha do Banco Alimentar contra a Fome irá realizar-se em Maio de 2011.

 

Anabela Sousa

 

Partilhe nas redes sociais!
03 de Dezembro de 2010