Apostolado da Oração

sesimbra_1

Presidida pelo Pároco, Pe. Manuel José Martins da Silva e com a presença do Director Diocesano, Pe. António Morais, realizou-se no dia 28 de Novembro, I Domingo do Advento, a Reunião anual de todos os associados do Apostolado da Oração desta Paróquia, na qual participam cerca de 150 membros.

O Pe. Manuel Silva saudou os seus paroquianos ali reunidos, manifestou grande satisfação por presidir pela primeira vez a este encontro e agradeceu ao Pe. António Morais a sua disponibilidade para aceitar o convite que lhe foi dirigido pela direcção do Centro.

Este Sacerdote Jesuíta, profundo conhecedor dos anais do Apostolado da Oração, brindou a assembleia com uma intervenção muito interessante, recordando os bons serviços prestados à Igreja pelos membros desta Obra, com maior relevância no tempo das perseguições, no inicio da Primeira Republica. A este propósito recordou até o episódio de um Jesuíta que se refugiou em Sesimbra, ao ser expulso do colégio pelos anticlericais.

Referia a actualidade do AO, que tem por principais objectivos dar a conhecer o Amor de Deus pelos homens e levá-los a corresponder a esse Amor, com a sua entrega de vida, através do “Oferecimento das Obras do Dia”, que contém, em síntese, a espiritualidade deste Movimento. O orador lembrou que todos os Papas têm tido particular apreço pelo AO, e que o Sumo Pontífice Bento XVI refere habitualmente na audiência da primeira Quarta-Feira as intenções que em cada mês recomenda aos seus associados.

Regozijou-se com o CXXXV aniversário do Centro desta Paróquia de Santiago, que este ano se comemora e, lembrando a militância que o AO, teve no seu inicio e que ainda se faz sentir nalgumas Dioceses, cantou com alegria o hino “Eia irmãos que votastes a vida”… acompanhado com grande entusiasmo por todos os presentes.

Seguiu-se um tempo de Adoração do Santíssimo Sacramento e Oração de Vésperas e depois da Bênção e do cântico final, a reunião terminou com um animado convívio no salão paroquial.

Diogo Pólvora

07 de Dezembro de 2010