Akhatistos na Vigília da Imaculada

akhat

No passado dia 7 de Dezembro, na Sé, em Setúbal, realizou-se o Solene Canto do Akhatistos, presidindo o vigário geral, Pe José Lobato, em representação de D. Gilberto dos Reis, e na companhia de cerca de uma dezena de sacerdotes da nossa diocese.

Esta celebração serviu também como Vigília de Oração pelos três seminaristas que foram ordenados diáconos no dia seguinte. O acto litúrgico teve início pelas 21.30h, contando com uma boa adesão por parte dos diocesanos, que aceitaram prontamente o convite para estarem presentes, sem recear o mau tempo que se fazia sentir.
O Akhatistos – palavra do grego que quer dizer «de pé», para indicar a forma como é cantado – é um longo e solene hino de louvor a Nossa Senhora e a seu Filho Jesus, proveniente da Liturgia Bizantina, e que nos últimos anos ganhou alguma divulgação também no Ocidente Latino. Foi cantado por elementos de vários coros litúrgicos da Diocese, de Setúbal e de Almada, regidos pelo Pe Francisco Mendes.

BML

09 de Dezembro de 2010