Novo sinal de esperança

ord

No dia da Imaculada Conceição, que é também o dia da Diocese de Setúbal, D. Gilberto dos Reis ordenou, na Sé, três novos diáconos que se preparam para ser sacerdotes. Daniel Nascimento, Leonel Neves e Daniel Miguel estão, a partir de agora, em colaboração com o seu Bispo, ao serviço da Palavra, do Altar e da Caridade.

«Este dia fica marcado por um novo sinal de esperança: a ordenação de três jovens do nosso seminário a caminho do presbiterado. Com eles, Deus capacita a Sua e a nossa Igreja para dar Cristo ao mundo». Foi assim que o Bispo de Setúbal iniciou a homília do passado dia 8 de Dezembro na Sé de Setúbal.

Falando para uma Catedral cheia de fiéis que ali se deslocaram propositadamente para dar graças a Deus pela ordenação dos novos diáconos, o prelado disse ainda que estes jovens assumem agora «a missão de encher o mundo de Jesus Cristo». «Não são sacerdotes mas têm a missão de conduzir todos ao altar e de ajudar o amor que jorra do altar a espalhar-se pelo mundo», salientou ainda.

Anúncio da Palavra

No início de um caminho diaconal que não será muito longo, uma vez que estes três diáconos serão ordenados padres brevemente, o Pastor de Setúbal fez questão de lhes realçar a importância de um dos serviços do diácono: o serviço da Palavra, que é entregue pelo Bispo no rito próprio da ordenação, acompanhada das palavras «Recebe o Evangelho de Cristo que tens a missão de proclamar. Crê o que lês; ensina o que crês; e vive o que ensinas».

«A Palavra é antes de mais uma pessoa, Jesus Cristo, e por isso é sempre Jesus vivo que o diácono serve. O diácono deve levar a todos esta grande notícia. O diácono deve anunciar a Palavra à sociedade carregada de dúvidas e sofrimento», disse D. Gilberto.

Salientando a importância do serviço à Palavra, o Bispo da diocese convidou os fiéis a lerem, e inclusive a oferecerem no Natal, a exortação sinodal Verbum Domini, do Papa Bento XVI, sobre “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.

Presentes de Natal

No encerramento da festa, D. Gilberto dos Reis repetiu aos fiéis um pedido que tem feito diversas vezes: «Queria pedir-vos que rezassem pelas vocações e que trouxessem o seminário no coração, que o ajudassem com a vossa oração e contribuíssem também financeiramente ou de outros modos».

Em tempo de Advento, próximo do Natal, dando graças a Deus pelos novos diáconos, o prelado convocou ainda cada um dos fiéis a pensar naquilo que quer oferecer a Jesus neste Natal. «Deus deu-nos hoje três novos diáconos, três presentes de Natal. Já sabemos que quando Ele dá, não espera nada em troca. Mas, que podemos nós oferecer a Jesus neste Natal?», disse.

No final, os diáconos foram cumprimentados pelos muitos familiares e amigos reunidos em Setúbal. A comemoração continuou com um jantar-convívio no Seminário de Almada.

Anabela Sousa

09 de Dezembro de 2010