Escola para todos

escfe

O segundo ano de aulas na Escola da Fé já começou em Outubro. Na passada sexta-feira, deslocámo-nos ao Pólo do Seixal, e pudemos confirmar que as aulas no Seminário Scalabrini estão a decorrer a bom ritmo e com enorme satisfação por parte dos alunos.

Depois de no primeiro ano terem sido aprofundadas as matérias relacionadas com o Antigo Testamento, o Mistério de Deus, a Fé e Revelação e a História da Igreja, este segundo ano da Escola da Fé centra-se no Novo Testamento, em Jesus Cristo, na Liturgia e na Teologia Moral.

Maria Carma Pereira, aluna e membro do secretariado do pólo do Seixal, confirmou-nos a importância de uma formação como esta: «A Escola da Fé tem sido muito importante para nós, e todos os católicos deveriam fazer um esforço para frequentar esta escola. A matéria dada é muito esclarecedora, fazendo com que tenhamos bases para defender a nossa Mãe Igreja».

Para os trinta e três alunos da Escola da Fé no Seixal, o primeiro semestre começou com a formação sobre Jesus Cristo, ministrada pelo Padre Marco Belchior, o mais recente sacerdote da diocese. Na passada sexta-feira, dia 10 de Dezembro, iniciou-se um novo módulo sobre o Novo Testamento, desta feita dado pelo Diácono Manuel Clara, actualmente na Paróquia de Miratejo/Laranjeiro.

Ao Notícias de Setúbal, Maria Carma demonstrou a sua gratidão pela disponibilidade de todos os Padres professores e refere a facilidade com que têm transmitido as matérias que inicialmente poderiam parecer difíceis. «Os professores que tivemos no ano passado e neste semestre têm sido maravilhosos, na forma de explicarem a matéria. Têm sempre o cuidado de utilizar um vocabulário compreensível para todos os graus de escolaridade», salientou. Uma prova de que esta é uma escola para todos os que manifestem vontade de aprofundar a sua fé.

Apesar de quase todas as paróquias estarem representadas através dos seus alunos no Pólo do Seixal, a maioria é originária da Paróquia de Corroios, cujo pároco é o Padre Casimiro Henriques, actual coordenador vicarial da Escola da Fé.

Anabela Sousa

17 de Dezembro de 2010