Programa definitivo

seminario

A 20 de Outubro de 1935 era inaugurado o Seminário de Almada. Durante os seus setenta e cinco anos de vida foi Seminário Menor e Seminário Vocacional do Patriarcado de Lisboa e, a partir de 1999, Seminário Maior da Diocese de Setúbal. Mas acolheu também, a pedido dos respectivos Bispos, seminaristas de diversas outras dioceses, nomeadamente de Portalegre e Castelo Branco, Funchal e Santarém, entre outras.

Manifestamente importante, a efeméride não passa em branco, tendo a Diocese de Setúbal organizado um variado programa celebrativo, centrado no dia 25 de Janeiro, Festa da Conversão de S. Paulo. Desde 20 de Outubro que está patente uma exposição nos claustros do Seminário, evocando a sua abertura, patente ao público em geral todos os Domingos, entre as 17 e as 18 horas.

No dia 25 de Janeiro, também dia da já tradicional Festa do Seminário, quis a Diocese reunir em convívio e acção de graças, tanto quanto possível, todos aqueles que ali viveram no decorrer destes 75 anos. O programa do dia é o seguinte:

a partir das 15 horas: acolhimento dos antigos superiores, professores e alunos e visita das instalações; às 17 horas,  no Salão de Festas: apresentação do livro: “Nos 75 anos do Seminário de Almada – um roteiro histórico-artístico” e conferência do Patriarca de Lisboa, com o tema: O Seminário na Igreja Comunhão para a Missão; às 18,30, na igreja do Seminário: Vésperas e Eucaristia da Festa da Conversão de S. Paulo, seguindo-se às 20h o jantar-convívio; às 21 horas, na igreja, recital de música litúrgica por Rão Kiao, que servirá para lançamento nacional do CD “Sopro de Vida”.

O Seminário não quer excluir nenhum dos antigos alunos da possibilidade de participar nesse dia de festa mas, como é evidente, não tem meios para os contactar directamente. Todos os antigos alunos serão bem-vindos, só tendo de comunicar por razões de ordem logística, até 15 de Janeiro, a sua intenção de participar, devendo fazê-lo para:  Seminário Maior de São Paulo de Almada, R. D. Álvaro Abranches Câmara, 1, 2800-016 Almada. Telefone: 212729610; Fax: 212729611;E-mail: smspaulo@gmail.com

30 de Dezembro de 2010