Celebração do III Aniversário

LogoPSDS_extenso

A Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde da Diocese de Setúbal celebrou no dia 10 de Janeiro o III aniversário. Foi sob a invocação de São Gonçalo de Amarante que nos reunimos para celebrar mais um ano de existência.
Este encontro iniciou-se com uma reunião que teve o seu momento mais solene na celebração da Eucaristia (memória de São Gonçalo) na capela da Cúria de Setúbal. Encerrámos estes “festejos” com um jantar partilhado.

Os temas da solidão (“de vizinhos a irmãos”, Mensagem de Natal de D. Gilberto) e do voluntariado (ano europeu do voluntariado) foram os escolhidos para orientarem a nossa reflexão nos encontros promovidos por esta Comissão da Pastoral da Saúde no presente ano pastoral 2010/11.

No próximo dia 11 de Fevereiro celebramos o dia Mundial do Doente, para assinalar esta data, a Comissão Diocesana, está a preparar uma “bolsa de sugestões” com uma catequese com o tema da Pastoral da Saúde. O objectivo é tornar mais presente na comunidade todos os que estão doentes e também aqueles que cuidam deles (família, voluntários e profissionais).

Lembramos a todos os responsáveis dos grupos paroquiais, e aos Senhores Padres, que temos um encontro agendado para os responsáveis já no próximo dia 13 de Fevereiro, Domingo à tarde na Cúria Diocesana. O tema será: «Criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus e parte da grande família dos seus filhos» (Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial do Doente).

Actualmente a Comissão está a realizar uma acção de formação na Paróquia do Feijó com vista a formar um novo grupo de voluntariado paroquial.

Lembramos ainda os retiros de doentes e a peregrinação para idosos, em Fátima, organizados pela Mensagem de Fátima. Os retiros para doentes realizar-se-ão de 27 a 30 de Junho e 2 a 5 de Outubro. A peregrinação para idosos a 22 e 23 de Março.

Em nome desta Comissão agradeço a todos os que voluntariamente nos ajudam e também os estímulos que vamos recebendo das Paróquias por onde vamos desenvolvendo acções de formação. Que Jesus Cristo, supremo médico das nossas almas, nos cure e nos ajude a curar quem está enfermo à espera da Salvação.

Pe. José Pinheiro

11 de Janeiro de 2011