comprehensive-camels

Presidente de Conselho Pontifício em Portugal

imigrantes

O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI) D. Antonio Maria Vegliò, vai estar presente no XI encontro anual de formação para agentes sócio-pastorais das migrações, que tem lugar em Fátima.
A iniciativa, a decorrer entre 14 e 16 de Janeiro, é organizada pela Agência Ecclesia, a Cáritas Portuguesa e a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) tendo como tema «Primeira década de uma nova era nas migrações».

 

D. Antonio Maria Vegliò vai proferir a a conferência conclusiva do encontro, intitulada «Mobilidade humana e evangelização: desafios de um novo milénio».

No encontro vão marcar presença investigadores e analistas, com estudo nas temáticas referentes à importância das migrações nas sociedades contemporâneas, como António Vitorino (antigo comissário europeu), Roberto Carneiro (presidente do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa/UCP) e Rosário Farmhouse (alta comissária para a imigração e diálogo intercultural).

“A realização destes Encontros, sempre por ocasião do Dia Mundial do Migrante e Itinerante, constitui uma oportunidade de estudo e encontro para mulheres e homens que, todos os dias, têm por prioridade a atenção à resolução de problemas que afectam as comunidades migrantes”, refere, em nome da organização, Fr. Francisco Sales Diniz, director da OCPM.

“A primeira década do terceiro milénio constitui uma oportunidade incontornável para analisar a forma como a sociedade portuguesa aborda a problemática das migrações”, acrescenta.

A Igreja Católica celebra este ano a 16 de Janeiro o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, que desde 2006 é assinalado numa mesma data por todas as Conferências Episcopais.

«Migrações: sinal dos tempos», «A família migrante», «Os jovens migrantes», «São Paulo migrante – ‘Apóstolo das gentes’», «Os migrantes e os refugiados menores» e «Uma só família humana» foram os títulos das mensagens que Bento XVI escreveu para esta celebração mundial.

 

Partilhe nas redes sociais!
11 de Janeiro de 2011