Cristãos de Setúbal rezam juntos

oikoumene_logo_black

Os oito dias (Oitavário) de oração pela Unidade dos Cristãos, que decorrem anualmente entre 18 e 25 de Janeiro, vão ser assinalados em Setúbal, no dia 23 de Janeiro, com uma actividade de carácter espiritual na Igreja Lusitana, em Setúbal, pelas 16h.

O movimento ecuménico, surgido no final do século XIX, desenvolveu inicia­tivas tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, que­brada no passado por rupturas várias. O Oitavário pela Unidade da Igreja tem as suas raízes em 1908 e seis décadas depois a iniciativa passou a ser preparada por diversas confissões cristãs, mediante o trabalho conjunto do Conselho Mundial das Igrejas e do actual Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, da Igreja Católica. O tema escolhido para este ano, extraído do livro dos Actos dos Apóstolos, apela ao regresso dos cristãos às origens da primeira Igreja de Jerusalém, espaço físico que evoca o regresso aos aspectos essenciais da fé e à união entre os cristãos. O termo do Oitavário acontece a 25 de Janeiro, data em que a Igreja Católica celebra a Conversão do Apóstolo São Paulo.

18 de Janeiro de 2011