Uma obra para todos

ComitivaCS

No passado dia 20 de Janeiro foram inauguradas as novas instalações do Centro Social Paroquial Padre Abílio Mendes, numa cerimónia que contou com a presença do Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, do Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, e do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho. Muitos foram os barreirenses que quiseram conhecer o novo centro que fica situado paralelamente à Igreja de Senhora do Rosário, numa parte previligiada da cidade.

A cerimónia começou com a bênção do edifício por parte do prelado e com palavras de esperança para todos os que vão usufruir daquele espaço diariamente. Esta parte da inauguração contou apenas com as autoridades oficiais devido ao espaço diminuto onde se realizou o acto litúrgico.

Depois da bênção, todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações de que os 60 utentes do Centro de Dia e os cem do Apoio Domiciliário vão puder usufruir.

A dar ínício aos habituais discursos das entidades, a instituição organizou um momento cultural, primeiro com a actuação de Rao Kyao e depois com um monólogo de um actor que representou o Padre Abílio Mendes e falou da vida do sacerdote e dos motivos que levaram à criação do centro social, há mais de 50 anos.

Ganham os idosos

O Pe António Estêvão, Presidente da Direcção da Instituição, começou o seu discurso com uma Acção de Graças pela inauguração do edifício, comparando-o com uma «uma plantação da qual se cuida». O responsável salientou que esta obra da Igreja foi «feita e refeita por tantos, para ser é uma obra actual virada para o futuro».

D. Gilberto dos Reis lembrou o inspirador da obra, o Pe. Abílio Mendes, antigo Prior do Barreiro, e lançou aos responsáveis pela instituição três desafios: o desafio da identidade, isto é,  serem cristãos e estarem junto daqueles que mais precisam, os pobres, e neste caso os idosos; o desafio da autonomia, para que não dependem de ajudas exteriores, mas consigam fazer face à adversidade; e o desafio da criatividade, numa epóca em que são precisos novos caminhos e novas formas de ajudar o outro.

Idosos com dificuldades

Carlos Humberto, Presidente da Câmara, lembrou que o diagnóstico social do Barreiro revela que que as grandes dificuldades existentes estão relacionadas com a terceira idade, pelo que em conjunto com as várias entidades, espera encontrar respostas para que este problema social desapareça. «O Barreiro é uma terra de cooperação, de associativismo e de solidariedade», disse.

O Secretário de Estado, Pedro Marques, agradeceu o convite que lhe foi endereçado, até porque, como fez questão de referir, neste caso «o grande esforço foi da instituição». «Com esta obra incluída posso dizer que são mais de sete milhões de euros investidos em equipamentos sociais no Barreiro, até ao momento», referiu, considerando que as instituições estiveram à altura do desafio. Estes equipamentos já estão ao serviço das famílias do Concelho. «É uma boa maneira de gastar o dinheiro dos nossos impostos, investindo nas pessoas», disse, concluindo dizendo que esta rede de equipamentos sociais, este modelo social e este equipamento em concreto «deve orgulhar os barreirenses, estando à altura do melhor que se faz na Europa».

No final, emocionada, Vitória Silva, vice-presidente do centro sublinhou que «Deus quis, a Direcção sonhou, durante dez anos, e a obra foi nascendo».

Bruno Máximo Leite

25 de Janeiro de 2011