D. Gilberto em Corroios

DGilberto

No passado dia 23 de Janeiro, o Pastor de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, iniciou a visita pastoral à comunidade de Corroios. Até dia 29, o Bispo diocesano vai encontrar-se com os vários grupos e movimentos da paróquia e com algumas individualidades de fora da paróquia, nomeadamente o Presidente da Junta de Freguesia e o Director da Escola Secundária João de Barros.

O primeiro dia da visita foi inteiramente dedicado às crianças e aos jovens. Começando na Eucaristia das 9 horas com o Agrupamento de Escuteiros 585 Corroios, e depois de ter estado breves momentos com os dirigentes daquele movimento, D. Gilberto celebrou novamente Eucaristia a meio da manhã onde estiveram para o receber as crianças e adolescentes da catequese, bem como as suas famílias e muitos outros paroquianos. Foi aí que pudemos testemunhar a alegria do povo de Corroios ao acolher o Bispo Diocesano.

O pároco, Padre Casimiro Henriques, deu as boas vindas ao Prelado e lembrou a comunidade de que esta é uma visita que ajuda a descobrir Jesus: «Recebemos hoje o nosso Bispo. É um motivo de alegria e de grande gozo porque temos entre nós o sucessor dos apóstolos. Vem visitar-nos para nos mostrar Jesus e nos ensinar. Devemos ouvi-lo e escutá-lo para na nossa vida sabermos anunciar aquilo que nos ensina», disse.

Os símbolos do Bispo

Adequando a sua linguagem às crianças, D. Gilberto disse que vinha até junto delas «trazer um abraço de Jesus e da diocese de Setúbal» ao mesmo tempo que lhes ensinou o que significam dois dos símbolos que caracterizam o Prelado: «Eu trago não mão uma coisa que os Padres não têm, o Báculo, sinal de que o Bispo é Pastor em nome de Jesus. E tenho na cabeça este chapéu alto, a Mitra, que quer dizer que do Bispo vem o amor de Deus para todos os fiéis».

Na homília, o Bispo de Setúbal pediu aos fiéis para que, apesar de «existirem alturas de desespero em que tudo parece correr mal», se alimentassem na Eucaristia porque «em todas as missas Deus está connosco e dá-nos esperança».

Referindo que a Igreja é o lugar onde se «aprende a receber o amor de Deus», D. Gilberto exortou cada um a abrir o coração a Cristo e a levá-l’O ao mundo: «Peço-vos que todos os dias acertem o vosso coração pelo coração de Jesus, comungando o seu sacrifício. Depois, ide levar Jesus a todos. Há tanta gente à espera de Jesus. A Igreja não afasta ninguém. É preciso levar o Evangelho a todos».

Os passos da visita

A visita do Bispo de Setúbal à paróquia de Corroios é curta mas nem por isso menos preenchida. Para além dos encontros com o Agrupamento de Escuteiros e com a catequese no Domingo, D. Gilberto dos Reis esteve também, na Segunda-feira, com a Pastoral da Catequese e com a Direcção do Centro Social e Paroquial de Corroios. Visitou ainda os doentes e a Creche de Santa Teresinha onde deixou algumas palavras às educadoras, auxiliares e restantes funcionários.

Nos outros três dias da visita, de Quinta-feira a Sábado (27 a 29), o Bispo de Setúbal terá ainda os encontros com a Pastoral da Liturgia, com o grupo de acção caritativa, com o Conselho dos Assuntos Económicos e com a Pastoral Paroquial. Para além disso, terá alguns encontros direccionados, sobretudo, para o exterior da Paróquia: com o Presidente da Junta de Freguesia, com os Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e com o Director da Escola Secundária João de Barros, onde também irá visitar as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica.

Nesta visita de D. Gilberto dos Reis haverá ainda tempo para estar com a comunidade de Santa Marta do Pinhal, nomeadamente com as crianças da catequese e no almoço de Sábado. A Eucaristia de encerramento será no dia 29 às 18 horas.

Anabela Sousa

28 de Janeiro de 2011