Sinais do Amor de Deus

DSC_0191

Mais uma vez, os religiosos da Diocese reuniram-se junto do Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, para celebrar o Dia do Consagrado, no passado dia 2 de Fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor no templo. A Igreja da Anunciada, em Setúbal, recebeu muitos dos consagrados dos cerca de 20 institutos religiosos presentes no território diocesano.

Todos os anos a Igreja celebra este dia na festa da Apresentação de Jesus no Templo, e que foi instituído em 1997 pelo Papa João Paulo II. O Pe. Pedro Quintella, responsável diocesano pelos Institutos Religiosos, começou por destacar a pequena procissão de velas com que se iniciou a celebração como «símbolo da Igreja que caminha». «O povo que caminha, povo que ensina a ser Igreja», referiu, acrescentando que a igreja estava completa naquela cerimónia com o Bispo, padres, religiosos e leigos, todos juntos. O sacerdote lembrou aqueles que na diocese diariamente mostram «a Luz da figura de Deus, através da pobreza, na obediência e na castidade». «Que os religiosos da nossa diocese sejam sinal do Amor de Deus», augurou.

Sacramento e exemplo

Na homília, o D. Gilberto dos Reis referiu que todos os dias «vivemos iluminados pelo Amor de Deus, sendo todos os membros da Igreja chamados a viver em santidade». No entanto, recordou, «Jesus quis que houvesse na Igreja um grupo de especial consagração, casto, obidiente e pobre», sublinhando que este «é um grupo que vai à frente de tudo pelo seu “Sim” a Deus».

Os consagrados fazem três votos: pobreza, castidade e obediência, os também chamados “Conselhos Evangélicos”, e basta isto para serem como que «sacramento e exemplo para seguir Jesus», adiantou o Bispo, apelando ainda para que haja um apelo muito claro à vida religiosa por parte das comunidades, não tendo medo de propor este caminho.

No final D. Gilberto dos Reis agradeceu o trabalho diário que os religiosos fazem na Diocese de Setúbal, e por fazerem de Cristo o centro da vida, levando-O assim mais longe.

Bruno Máximo Leite

11 de Fevereiro de 2011