comprehensive-camels

A Liberdade, a juventude, a História

logo_cnecoresp

A propósito dos recentes acontecimentos ocorridos no Egipto e noutros países árabes, os jornalistas têm vindo a elogiar a liberdade e os ventos de mudança, chamando atenção para a intervenção dos jovens, sozinhos ou organizados, bem assim como mostrando a relevância das redes sociais, e da internet em geral, como meio de divulgação das diversas iniciativas.

 

A propósito dos recentes acontecimentos ocorridos no Egipto e noutros países árabes, os jornalistas têm vindo a elogiar a liberdade e os ventos de mudança, chamando atenção para a intervenção dos jovens, sozinhos ou organizados, bem assim como mostrando a relevância das redes sociais, e da internet em geral, como meio de divulgação das diversas iniciativas.

Para todos aqueles que trabalham com jovens e para todos aqueles que, não trabalhando, têm vindo a chamar a atenção para a incapacidade da nova geração, importa parar um pouco e reflectir no momento em que estamos e na forma como tudo se desenvolve.

O primeiro pensamento vai para as lições da História.

A Juventude sempre desempenhou um papel preponderante nos momentos de viragem. Por vezes parece adormecida mas de um momento para o outro, sem se saber muito bem como ou porquê, recusa-se a manter-se morna e reage e quando o faz as coisas mudam.

Não é preciso fazer grandes buscas no sótão da História para recordarmos exemplos, que não se qualificam mas que são factuais.

Os muscadins da Revolução Francesa (combatendo os jacobinos) a participação nas posteriores revoluções de 1830 e 1848, as irmandades estudantis como a Burschenschaften na Alemanha do século XIX, as massas de apoio juvenil-estudantil a movimentos nazi-fascistas no primeiro terço do século XX, a revolta estudantil da Argentina da primeira década do século XX, e evidentemente as revoltas juvenis da década de 1960, com maior expressão na revolta estudantil de Maio de 68 são alguns dos muitos movimentos e acções que revelam quão importantes podem ser as dinâmicas juvenis.

E estas são dinâmicas conhecidas, muitas outras abalaram regimes ou decisões e não são divulgadas ou de tanto divulgadas são esquecidas: na América do Sul, nos países árabes, ou mesmo na China (Tianamen foi feita com jovens). Também em África o Apartheid terminou pela força da juventude e a Palestina vive da força dos jovens que recusam abandonar a Intifada e agora todo a Tunísia e com ela todo o Magreb, o Egipto, o Yemen e veremos que outros se seguem, submetem-se às massas jovens.

A grande novidade dos nossos tempos, e que facilita as dinâmicas, é a existência da Internet, particularmente das redes sociais, bem assim como, de telemóveis, de SMS e de outros meios tecnológicos que fazem com que uma ideia se espalhe de forma imediata por milhões de utilizadores e que se organizam com enorme facilidade.

Por vezes não se percebe muito bem o que as massas pretendem.

Grita-se agora por Liberdade, que por vezes se confunde com Anarquia ou ausência de regras, mas seja qual for o motivo (e ainda que não haja motivo) certo é que a história é inequívoca: a Juventude não pode ser subestimada e todos os que o fizeram deram-se mal. Que o digam Bem Ali ou Mubarak e que o digam muitos outros antes e depois destes.

A força da juventude é imensa e temível. Se bem aproveitada pode ser fonte de bem e de alegria, se mal orientada pode ajudar a consolidar ideologias perigosas e terríveis.

É altura de termos resposta igual da Juventude Católica. É altura de fazer revolução e de demonstrar que há muitos que acreditam na essencialidade dos valores cristãos, na força da mensagem cristã e que há muitos que querem ir contra corrente.

As jornadas da juventude de Madrid são um excelente ponto de partida para que a Juventude dê a pedrada que se espera no charco em que às vezes parece gostar de viver, são oportunidades como estas que, se perdidas, podem fazer perder gerações.

 

Rui Pinto Gonçalves

Chefe Regional

Partilhe nas redes sociais!
19 de Fevereiro de 2011