comprehensive-camels

Os Caminhos de Santiago e as Ordens Militares

st_james

Nos dias 26 e 27 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Palmela promove o X Curso sobre Ordens Militares, dedicado, este ano, ao tema “Os Caminhos de Santiago e as Ordens Militares”, no âmbito da estratégia de trabalho do GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago.

 

Um conjunto de especialistas portugueses e espanhóis apresentarão os resultados da investigação mais recente sobre o tema, sob consultoria científica do Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, coordenado pelo Prof. Dr. José António Falcão.

As palestras serão complementadas com uma visita de estudo a Santiago do Cacém e a Grândola, e com o lançamento de três obras sobre a presença da Ordem de Santiago em Palmela, resultantes de teses de mestrado. Será, ainda, celebrado um Acordo de Colaboração entre o Município de Palmela e o Departamento de Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, que promove o desenvolvimento de acções de cooperação nas áreas de estudo, formação e divulgação sobre Ordens Militares.

O Caminho de Santiago, iniciado no século IX, foi um importante factor da unidade europeia. Ao túmulo de Santiago Maior (que a tradição situa em Compostela, onde depois se lhe edificou a catedral) afluíram cedo peregrinos de toda a Europa, e a passagem destes caminhantes beneficiou do apoio das ordens militares, que criaram infra-estruturas para a sua defesa e acolhimento, como igrejas, hospitais e albergarias. Na Península Ibérica, a Ordem de Santiago, associada à promoção do culto do apóstolo, teve um papel destacado no fenómeno de peregrinação, mas as demais milícias religiosas também contribuíram para sustentá-lo. Terminado o ano Jacobeu, o GEsOS considerou relevante o tratamento deste tema no curso de 2011. O trabalho em torno do patrono da Ordem de Santiago, sediada no Castelo de Palmela até à sua extinção, no século XIX, visa contribuir para a concretização de outras acções, nomeadamente, a inclusão de Palmela nos Caminhos de Santiago.

O X Curso sobre Ordens Militares é aberto à participação de estudantes, docentes e público em geral.

Partilhe nas redes sociais!
19 de Fevereiro de 2011