comprehensive-camels

História do CNE em Setúbal

LANAME~1

Na passada Sexta-feira, dia 18, e perante uma assistência que enchia por completo o Salão Nobre dos paços do Concelho de Setúbal, foi lançado o «História do Escutismo em Setúbal e na Região», da autoria de Francisco Monteiro, dirigente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e que recupera factos e acontecimentos do passado recente da Península de Setúbal relacionados com a vivência escutista.

 

 

Estiveram presentes na ocasião, além dos elementos da Junta Regional, patrocinadora da obra, o Chefe Nacional, Carlos Alberto Pereira, o Vice-Governador Civil de Setúbal, e muitos dos anteriores responsáveis regionais, actores vivos do que fora recolhido no livro.

Nas intervenções de enquadramento da obra, original a todos os títulos, já que é a primeira tentativa sistemática de pôr por escrito e em chave cronológica a já longa história do CNE na Península de Setúbal, intervieram o Chefe Regional, Rui Pinto Gonçalves, o Dirigente Salvador Peres, que apresentou o livro, e o Chefe Nacional, que condecorou o autor com a mais alta distinção do CNE, o Colar de Nuno Álvares.

Francisco Monteiro, emocionado, declarou estar a viver «um momento alto», e fez votos de que o livro possa servir para dar consciência da riqueza que tem sido a vida do CNE na Região de Setúbal.

A animar a ocasião esteve um conjunto de elementos do Agrupamento da Sobreda, Concelho de Almada, que interpretou um conjunto de músicas, escutistas e não só, e que proporcionaram bons momentos aos presentes.

A tiragem da obra é de mil exemplares, mas na própria noite do lançamento cerca de três centenas «voaram» para as mãos dos presentes, sendo objecto da mais viva curiosidade e motivador de recordações e histórias de muitos do presentes.

Terminada a cerimónia, seguiu-se um momento de conívio informal entre os muitos presentes.

 

 
Partilhe nas redes sociais!
25 de Fevereiro de 2011