Comunidade dos Fidalguinhos a crescer

DSC_0372

A Paróquia do Lavradio viveu no passado Domingo, 13 de Março, um momento marcante, com a benção da primeira pedra no novo Complexo Paroquial da Comunidade dos Fidalguinhos. A cerimónia foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, e contou com a presença de toda a comunidade e das autoridades civis, como os presidentes da Câmara do Barreiro e da Junta de Freguesia do Lavradio.

O Padre José Manuel, pároco do Lavradio, lembrou que desde 2004 que se começou porta-a-porta junto das famílias a evangelizar e a iniciar a vida pastoral naquela nova urbanização, que em tempos era apenas um local com muitas árvores. «Vai fazer sete anos que se celebrou nesta zona dos Fidalguinhos a primeira missa», referiu, sublinhando que o espaço que está ali a nascer vai servir para sobretudo para incrementar este trabalho pastoral. O Complexo dos Fidalguinhos comporta já neste momento uma casa de formação para os futuros padres dos Filhos da Caridade, sendo o novo edíficio para utilização das catequeses, e outras tarefas da comunidade. No futuro vai ser ainda construida uma capela.

Pedras vivas

Na Eucaristia que serviu para a bênção da primeira pedra, realizada no salão da casa de formação, o bispo diocesano referiu que «construir uma Igreja é contruir um edíficio material onde podemos encontrar Jesus», disse, sublinhando que, passados sete anos, aquela cerimónia ganha uma nova dimensão, para que no futuro a comunidade tenha melhores condições de realizar o seu trabalho pastoral.

O prelado continuou dizendo que antes de benzer aquela pedra já outra tinha sido benzida. «Todos vocês já foram benzidos, pois são as pedras vivas que vão renovar o mundo», realçou.

No final da Missa todos se dirigiram para o espaço exterior onde vai ser construido o novo edíficio e onde estava uma grande cova onde foi colocada a pedra, e dentro dela o texto da cerimónia daquele dia, com as assinaturas das autoridades convidadas.

Bruno Máximo Leite

18 de Março de 2011