Caparica recebeu Dia Diocesano do Adolescente

adols

Perto de 600 jovens estiveram, este ano, no dia diocesano do adolescente que decorreu no passado Domingo, 20 de Março, na paróquia de Vale Figueira (vigararia da Caparica). Subordinado ao tema ‘Mestre, onde moras?’, este foi «um dia de encontro com Jesus através das actividades lúdicas, da música, da oração e do convívio uns com os outros», como nos disse Janete Silva, catequista e membro da comissão organizadora destas Jornadas Diocesanas.

Eram nove horas da manhã quando os adolescentes, vindos das várias paróquias da diocese de Setúbal, começaram a chegar à Igreja do Imaculado Conceição de Maria em Vale Figueira. Pouco depois, já os jovens estavam em oração. Um momento preparado pelo sacerdote salesiano, Aníbal Mendonça, onde foi dado o mote para o dia.

«Somos jovens. Temos opções importantes a fazer na nossa vida mas nunca nos podemos esquecer desta pergunta: ‘Mestre, onde moras?’. Nunca podemos perder Jesus porque no encontro com Ele a nossa vida transforma-se. Hoje somos convidados a este encontro pessoal com Jesus. ‘Vinde e vede’, disse-nos Ele. E hoje aqui estamos». Foi com estas palavras que o Padre Aníbal Mendonça desafiou os adolescentes a abrirem o seu coração a Cristo.

Depois da oração da manhã, o dia prosseguiu com um peddy-paper pelas ruas de Vale Figueira. Distribuídos em 30 grupos, os adolescentes «foram à procura de Jesus», descobrindo um pouco mais da vida daquele que ficou conhecido como o Papa dos jovens, João Paulo II. A animação da parte da tarde, após o almoço, ficou entregue à banda «Terceira Margem», originária de Setúbal, que empolgou os jovens com a sua actuação.

Coração cheio

O dia culminou com a Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis. Lembrando aos adolescentes que foi Jesus que através do Secretariado Diocesano da Catequese preparou aquele dia, o prelado disse: «Tivestes aqui um dia espantoso, maravilhoso e ides de coração cheio para casa. Quando passamos um dia como este e o vivemos bem, saímos mais fortes na fé e conseguimos dizer ‘Encontrámos o Senhor’. Temos força para dizer que somos cristãos e chamar outros para a catequese e para a Missa».

O Pastor diocesano disse ainda aos jovens para nunca deixarem o Domingo, o dia do Senhor: «Queria pedir-vos que no mundo difícil em que vivemos não deixeis a Eucaristia de Domingo e que prepareis a vossa semana em função do Domingo. Ao mesmo tempo, tirai, todos os dias, um momento do vosso dia para rezar e estarem com Jesus. Quem não espera pelo Domingo e não se encontra com Jesus na Eucaristia vai-se perdendo no horizonte e Jesus já não atrai e já não dá força».

Antes e mesmo durante o tempo em que decorria a Eucaristia, vários sacerdotes estiveram disponíveis para que os adolescentes se pudessem confessar.

Dia de encontro

No final, a Irmã Zélia Aires, directora do Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência, satisfeita por mais umas jornadas diocesanas com grande adesão, deu graças a Deus pelo dia e reforçou a ideia de que é Jesus quem responde ao desejo de felicidade: «Jesus responde ao nosso desejo de O encontrar. ‘Vinde e vede’ é o que Ele nos diz na Palavra, na Igreja e na Eucaristia a cada Domingo».

Em jeito de balanço do dia, Janete Silva, catequista em Vale Figueira, disse ter sido com grande alegria que a vigararia da Caparica recebeu, pela primeira vez, a Jornada Diocesana de Adolescentes e espera que tenha sido, de facto, um dia de encontro com Jesus: «Acreditamos que uma iniciativa desta índole nos ajudará, em plena Quaresma, a voltarmos mais o coração para Cristo».

A catequista revelou ainda que os preparativos para o dia começaram com alguns meses de antecedência, mas que «cada minuto foi precioso até que tudo estivesse pronto para acolher os jovens inscritos». Salientando a disponibilidade e prontidão, não só dos catequistas, como de outros membros das comunidades envolvidas, Janete acredita que «uma entrega desta qualidade só se pode explicar pelo Amor de Deus» na vida de cada um.

Anabela Sousa

28 de Março de 2011