Igreja lembra João Paulo II

joaopauloii

A Igreja em Portugal vai celebrar, de 15 a 22 de Maio, a «Semana da Vida» 2011, desta feita inspirada em João Paulo II e na sua encíclica «Evangelho da Vida», de 1995.

No desdobrável publicado para esta iniciativa anual, o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) revela o tema desta semana, «Escolhe a vida e viverás», falando numa “dicotomia profunda” entre “cultura da vida” e a “cultura da morte”.

A «Semana da Vida» é promovida desde 1994 pela Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da Família, precisamente na sequência de um apelo lançado por João Paulo II, na encíclica «O Evangelho da Vida», sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha por objectivo “suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições”.

O texto de reflexão deste ano destaca a “força e a premência” das palavras do Papa polaco, sendo constituído, largamente, por excertos da referida encíclica.

O DNPF deixa votos de que “esta recolha, inevitavelmente limitada, desperte o desejo de uma leitura aprofundada de toda a encíclica”.

João Paulo II vai ser beatificado no próximo dia 1 de Maio, no Vaticano, sendo assim apresentado pela Igreja Católica à veneração dos crentes como modelo e intercessor junto de Deus.

04 de Abril de 2011