Devoção e Festa

caboesp15

Está decorrer, até 30 de Abril, a temporada de Música da Casa da Ópera do Cabo Espichel. No passado dia 10 de Abril, na Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel, cerca de três centenas de pessoas assistiram à recriação de alguns momentos da presença da Corte de D. José naquele Santuário, que incluiu a execução do «Stabat Mater», de Pergolesi, e de algumas danças barrocas.

O dia convidada ao passeio e o Cabo Espichel é um local de eleição para um passeio de Domingo à tarde. Muitas são as pessoas que vão ao local por devoção, outras apenas por passeio, mas todos puderam  presenciar a evocação de um dia da Corte – com devoção e festa à mistura – quando  El Rei D. José ia ao Cabo.

Durante o reinado de Dom José I, muitas foram as peças compostas por grandes compositores propositadamente para as festas do Círios no Santuário do Cabo Espichel, e as missas cantadas e outras orações litúrgicas eram parte constante do ritual. O grupo Vox Angelis com Pedro Nunes, baritono, Maria José Carvalho, soprano, e Mário Alves, cravista, deram voz e som às músicas dessa época dentro do templo, dando aos participantes uma ideia daquilo que se cantava antigamente, tendo sido executado o «Stabat Mater» de Pergolesi, bem a propósito na Quaresma, visto que se trata de uma das músicas que se canta em Sexta-feira Santa e na Via Sacra.

Cá fora, e vestidos a rigor à moda do século XVIII, e após terminar o canto, seguiram-se as danças,  representando a diversão e a festa que se fazia à época aquando das romarias e peregrinações. A música foi também ao vivo, executada pelo Ensemble de Músicos da Casa de Ópera do Cabo Espichel, com o Grupo de Danças Antigas «Condes de Sesimbra» a recriar um baile da corte da época barroca.

O Pe. David Caldas, responsável pelo Santuário, não escondeu a satisfação pelo evento, que permite também um reavivar das tradições, uma maior conhecimento da importância do Santuário e um maior número de visitantes a passar pela Igreja. No seu entender, o aumento das visitas também se traduz num aumento da devoção com que cada vez mais muitos se dirigem ao local.

Bruno Máximo Leite

18 de Abril de 2011