Exposição de arquitectura religiosa

igreja roma

A exposição «IV Prémio Internacional de Arquitectura Religiosa “Frate Sole”» estará em Lisboa, Faculdade de Arquitetura de 28 de Abril a 19 de Maio.

Esta iniciativa contará ainda com duas tardes de conferências – 11 e 18 de Maio – dedicadas a novas igrejas (com a presença confirmada dos arquitetos João Luis Carrilho da Graça e Bernardo Miranda) e a novos conventos (com os arquitetos Paulo Providência, Helena Botelho e Filipe Mónica) e enquadra-se nas propostas da equipa de arquitetura do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
A Fundação «Frate Sole» foi criada com o objectivo de promover a “excelência artística das igrejas, encorajando activamente a sua construção e sensibilizando as comunidades para que as novas igrejas sejam expressão de autênticas qualidades artísticas e místicas, capazes de criar espaços onde se manifeste a presença de Deus” – lê-se.
Com este objectivo, a Fundação Frate Sole criou, em 1996, o Prémio Internacional de Arquitectura Religiosa «Frate Sole», a ser atribuído, de quatro em quatro anos, no dia 4 de Outubro, festa de São Francisco de Assis, ao arquitecto que nos dez anos anteriores concebeu o mais significativo edifício religioso de confissão cristã.
O vencedor é galardoado com a escultura “Ciel d’Oro”, da autoria do padre Constantino Ruggeri, além de receber um prémio monetário no valor de 150 mil euros.
Até à data, foram atribuídos quatro prémios pela Fundação «Frate Sole».
Em 1996, foi vencedor o arquitecto Tadao Ando, pelos projectos da capela do Monte Rokko, em Kobe (1985-86), capela da Água, em Tomamu (1985-88) e igreja da Luz, em lbaraki (1988-89).
No ano 2000, o primeiro prémio foi entregue ao arquitecto Álvaro Siza Vieira, pela igreja de Santa Maria, em Marco de Canavezes, e quatro anos depois, ao arquitecto Richard Meier, autor da igreja de Deus-Pai de Misericórdia, em Tor Tre Teste, Roma.
Na sua IV Edição, em 2008, o júri atribui o prémio vencedor ao arquitecto John Pawson, pela concepção do projeto do novo mosteiro cisterciense de Nossa Senhora de Novy Dvur, na República Checa.

Conferências:
Novas Igrejas (11 maio)
. Arq. João Luis Carrilho da Graça – igreja de Santo António, Portalegre (construída)
. Arq. Bernardo Miranda – igreja de N. Sra. da Anunciada, Paio Pires (projetco)

Novos conventos (18 maio)
. Arq. Paulo Providência – Convento de São Domingos, Alto dos Moinhos, Lisboa (construído)
. Arqs. Helena Botelho e Filipe Mónica – Convento de S. Francisco, Beja (projecto)

25 de Abril de 2011