Procissão do Encontro

enc

No dia 17 de Abril, Domingo de Ramos, as duas comunidades paroquais uniram-se para celebrar o encontro entre Mãe e Filho numa manifestação pública que trouxe às ruas das duas localidades muitos fiéis. Os párocos, os padres José Pinheiro e Casimiro Henriques foram guias da procissão, conduzindo a oração.

Pelo segundo ano consecutivo, viveu-se nas paróquias de Corroios e Miratejo/Laranjeiro a procissão do Encontro entre a imagem do Senhor dos Passos e a de Nossa Senhora das Dores. Se no ano transacto o Senhor dos Passos saiu de Miratejo e a Senhora das Dores de Corroios, este ano trocou-se. Eram 21h quando da Igreja de Nossa Senhora da Graça saiu a imagem de Cristo, dirigindo-se para a paróquia vizinha. Muitos eram os fíeis que levavam velas acesas para iluminar o caminho e o silêncio orante próprio destas situações. Da mesma forma, a comunidade paroquial de Miratejo/Laranjeiro saia à rua com a imagem de Nossa Senhora, indo ao encontro da de seu Filho.

A adesão foi maior do que a esperada, e uma multidão uniu-se numa das ruas que faz fronteira entre as duas paróquias.

Duas comunidades unidas

Em sinal de comunhão, as duas comunidades juntaram-se numa única procissão e seguiram até Corroios, para findar este encontro.

O Pe José Pinheiro manifestou o seu contentamento pela grande adesão das pessoas a esta maninfestação de fé. «Com este encontro assumiu-se a identidade católica das duas comunidades, num espaço público», referiu, sublinhando que ainda há muitas pessoas que sentem vergonha em manifestar a sua fé em público. O sacerdote destacou ainda o «sinal de confirmação na fé através da comunhão e união de duas comunidades, mostrando que não estão sós».

Bruno Máximo Leite

25 de Abril de 2011