Contemplar o Amor de Deus

020

No passado dia 22 de Abril, Sexta-feira Santa, as ruas de Setúbal, entre a Igreja de São Julião e a Sé, encheram-se de fiéis que saíram à rua para acompanhar a cruz de Jesus na Procissão Penitencial. Uma procissão que foi, como disse D. Gilberto dos Reis, «um momento privilegiado para aprofundar a comunhão com o Senhor».

Em pleno Tríduo Pascal, e no dia em que a Igreja recordou a paixão e morte de Jesus Cristo, a Procissão Penitencial em Setúbal foi uma ocasião para os cristãos da diocese que ali se deslocaram, contemplarem o amor de Deus na cruz, como salientou D. Gilberto dos Reis, Bispo diocesano.

A procissão que tinha saído às 22h da Igreja de São Julião chegou, cerca de uma hora depois, à Sé Catedral. Logo desde o início, muitos fiéis em oração a acompanhar o cortejo. Entre eles, D. Gilberto, alguns sacerdotes e seminaristas da diocese.

Na chegada à Catedral, o Prelado dirigiu algumas palavras aos participantes da Procissão felicitando-os pela coragem de afirmarem publicamente a sua fé num tempo e num contexto que não é propriamente fácil. No entanto, D. Gilberto dos Reis pediu que aquele acto não ficasse por ali: «Tende coragem de no meio do mundo mostrar a coerência de homens e mulheres que vivem ao ritmo de Jesus, que procuram viver como filhos de Deus num mundo que nem sempre vive como Jesus».

Gesto de caridade

D. Gilberto dos Reis afirmou ainda que o mundo está habituado a entender a pobreza apenas como falta de meios materiais mas que a pobreza é bem mais do que isso.

«Temos a pobreza daqueles que estão doentes, daqueles que sentem a solidão e também há a pobreza daqueles que não têm fé. A fé restitui ao homem a sua grandeza de filho por isso vos queria pedir que na participação deste acto cada um de vós ajude a sua Igreja a ser mais sensível a estas formas de pobreza. Comunicai a vossa fé aos outros porque comunicar a fé também é um gesto de caridade», disse o Prelado.

Recordando que a diocese está a dedicar este triénio (2010-2013) aos sacramentos da iniciação cristã, o Bispo de Setúbal disse ser necessário que os cristãos aprendam a obediência de filhos de Deus: «Não é fácil mas peço-vos que ajudeis os cristãos a entrar cada vez mais neste mistério, nesta obediência que implica a coerência no dia-a-dia sem medo, sem vergonha».

Anabela Sousa

30 de Abril de 2011