Madre Teresa: modelo para seguir Jesus

jogosprim

Os Jogos da Primavera da região de Setúbal realizaram-se no passado Sábado, 30 de Abril, na Costa de Caparica. Dedicados à vida de Madre Teresa de Calcutá, os Escuteiros que ali se deslocaram puderam viver, jogando, o espírito da fundadora das Missionárias da Caridade. Estes Jogos da Primavera ficaram ainda marcados, não só pela Beatificação do Papa João Paulo II no dia seguinte, mas também pelo lançamento do livro «O Escutismo», do Padre Jacques Sevin, traduzido para língua portuguesa.

Apesar da chuva torrencial que se fez sentir no dia anterior, cerca de 3500 Escuteiros de Setúbal não faltaram à chamada para os Jogos da Primavera, este ano foram dedicados à Beata Teresa de Calcutá. O dia começou na Eucaristia presidida pelo Padre Marco Luís, Assistente Regional, que na homília deixou bem claro que se pretendia com a vivência deste imaginário: olhar para Madre Teresa, e para João Paulo II, como modelos e testemunhas para seguir o caminho de Jesus.

«Estamos aqui, nestes Jogos da Primavera, em tempo de Páscoa, quando celebramos a vitória de Jesus sobre a morte, à volta do altar onde tudo começa. Estamos aqui alerta para O escutar e alerta para O seguir porque só assim estaremos alerta para O servir», disse o Padre Marco.

Enquanto Lobitos, Exploradores e Pioneiros (as secções que compreendem idades entre os 6 e os 17 anos) ficaram no Parque de Santo António envolvidos nos jogos sobre a vida de Madre Teresa, os Caminheiros (18 aos 22 anos) colocaram em prática a sua divisa, Servir, prestando apoio às pessoas mais carenciadas das Paróquias da Trafaria e da Costa de Caparica.

Ainda na Eucaristia, o Assistente Regional referiu que é essencial cada Agrupamento e que cada Escuteiro «abrir o seu coração» a um Escutismo verdadeiramente católico e nunca dispense a Missa: «Ainda que o mundo esteja cheio de outras propostas, Jesus, o Filho de Deus, é o único que nos abre as portas do céu e da terra. Eu recuso-me, no meu dia-a-dia, a tirar o uniforme. Sou escuteiro sempre», afirmou, com veemência, o Padre Marco Luís.

Momento importante para o CNE

A seguir à Missa, e logo depois da abertura oficial dos jogos, teve lugar a cerimónia de lançamento e apresentação do livro «O Escutismo», do Padre Jacques Sevin, traduzido para língua portuguesa. Um projecto conjunto da Junta Regional de Setúbal e das Edições Paulinas que traz, até Portugal e em português, o livro escrito pelo fundador do Escutismo Católico.

Este foi um momento marcante para a região de Setúbal uma vez que o trabalho de base de edição deste livro pertenceu ao actual Assistente Regional, Padre Marco Luís. Para além disso, todo o trabalho de revisão do livro foi feito por João Costa, actual Secretário Regional dos Recursos Adultos, sendo a capa do livro da autoria de Gonçalo Vieira, um dirigente da região.

Para além do Padre Marco Luís e de João Costa, a cerimónia contou com a presença do Assistente Nacional, Padre Rui Silva, dos Assistentes Regionais Adjuntos, Padres Luís Ferreira e Carlos Silva, do Chefe Regional, Rui Gonçalves, e da Irmã Eliete Duarte da Paulinas Editora.

«Desde que soube deste livro que considerei esta uma excelente ideia. Este momento é importante para o CNE em Portugal e, atrevo-me a dizer, para o escutismo católico na Europa também», disse o Padre Rui Silva referindo-se à relevância do lançamento do livro «O Escutismo», do Padre Jacques Sevin, sacerdote francês cujo processo de beatificação já se encontra em curso.

O Padre Rui Silva deixou ainda o apelo aos Dirigentes da região para se interligarem cada vez com outras organizações internacionais de Escutismo Católico: «Enquanto CNE temos muito a ganhar em contactar com outras instituições católicas e assim afirmarmos aquilo que somos».

Para Pais e Dirigentes

Aos Chefes de Agrupamento e Caminheiros que estiveram presentes, o Assistente Regional, Padre Marco Luís, disse que este é um livro «obrigatório» para Pais e Dirigentes e referiu ainda: «Quando o Padre Ramiro me falou do livro eu fiquei entusiasmado e assim que me caiu nas mãos percebi que tinha que ser passado para português. Mas este é um livro altamente perigoso porque ou é aceite ou é rejeitado. É um livro para escutismo com altos ideais, para aceitar Jesus como Caminho».

João Costa, Secretário Regional dos Recursos Adultos e revisor da tradução da obra, referiu-se à importância deste livro como instrumento de apoio à formação dos Dirigentes, considerando-o «valiosíssimo» para entender o novo projecto educativo do CNE, e «extremamente actual» apesar de ter sido escrito em 1924.

Uma vez que o pretendido pela Junta Regional de Setúbal é que o livro «faça um caminho de missão», como salientou o Chefe Regional, Rui Gonçalves, a Junta enviará uma cópia do mesmo a todos os Assistentes Regionais e Chefes Regionais em Portugal.

Anabela Sousa

07 de Maio de 2011