Nos passados dias 12 a 14, e pelo segundo ano consecutivo, realizou-se a actividade ICHTUS, este ano no Parque de Campismo de Sesimbra, no Forte do Cavalo. Um acontecimento escutista que reuniu cerca de 600 pioneiros vindos de toda a Região de Setúbal, pois constitui a grande actividade anual para a terceira secção.
A actividade ICHTUS está associada, segundo o Chefe Regional, Rui Gonçalves, com a alteração da simbologia da terceira secção e a introdução do simbolo «Ichtus» (peixe, em grego) símbolo primitivo dos primeiros cristãos.
Com início na vigília de Nossa Senhora de Fátima e ainda a viver os ecos da beatificação de João Paulo II, foram três de convivio mas também de momentos fortes de oração, e de onde se destacou a Vigília e a Missa nocturna, com uma grande incidência também no Sacramento da Reconciliação, com dezena e meia de padres disponíveis para todos os que quiseram fazer a sua confissão.
Em relação as actividades de campo o chefe confessa que o raid foi excessivo (cerca de 12 horas de caminhada) mas que não foi por isso que se desmoralizaram os pioneiros, que responderam com qualidade aos desafios propostos.
Bruno Máximo Leite