BILHETE-POSTAL

dom manuel

Caro Alfredo,

Acabo de chegar dos Estados Unidos, mais exactamente de Elisabeth, New Jersey, onde já tinha estado mais duas ou três vezes. Costumam ser duas as motivações da minha presença; uma tem a ver com o Dia de Portugal que por estas bandas se celebra com muita solenidade, constando de Solene Eucaristia numa das grandes igrejas de Newark e muito boa participação de portugueses nas comemorações oficiais que a Câmara local promove com todo o requinte. É que os portugueses já são a alma daqueles reinos: muitos em número, alguns já de terceira geração e todos com grande prestígio a partir dos prestimosos serviços que prestam e até das empresas que criaram, algumas de grande volume.

Caro Alfredo,

Desculpa a confissão deste (quase) imperdoável pecado: tem sido nos Estados Unidos que tenho celebrado o Dia de Portugal, excepção feita àquela particularmente emocionante em que participei em Setúbal.

Tenho muitas outras coisas a contar-te desta visita “que não cabem neste modesto postal”. Hei-de falar-te da ordenação de 18 novos padres na espaçosa e belíssima Catedral de Newark, num cerimonial particularmente belo e apelativo, como nunca tinha protagonizado nem visto. Foi um espanto de riqueza espiritual que não vou esquecer mais. O objectivo da minha ida foi desta vez – e já o tinha sido doutras – a presidência de uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Washington NJ, situado num extenso e belo jardim, aonde acorrem largos milhares de peregrinos, a que não faltam largas centenas que vão a pé numa extensão de, pelo menos três dias.

Estas e outras ocorrências de que te hei-de falar encontram uma fonte fresca e pujante donde jorram verdadeiras maravilhas, tendo em conta a qualidade espiritual e missionária da Comunidade portuguesa que tem tido a sorte de ser servida por zelosos sacerdotes, ontem com Monsenhor João Antão ajudado entusiasticamente pelo Padre José Manuel Fernandes e hoje por este que encontrei verdadeiramente apaixonado e feliz, coadjuvado pelo espírito simpático de um novo sacerdote que não é por acaso que se chama Simão.

Elisabeth tem todas as estruturas precisas para uma boa acção – pastoral missionária. E não perderá essa força.

Havemos de continuar. Para agora fica o meu agradecimento a Deus pelo bem que concedeu, através do mui estimado, zeloso, feliz e amigo Padre José Manuel Fernandes.

Mt.º Ded.º

+ Manuel