Pinhal de Frades festejou Santo António

pf

Na Paróquia de Pinhal de Frades, o Domingo de Pentecostes, no passado dia 12 de Junho, foi também a ocasião para aquela comunidade celebrar a festa do seu padroeiro, Santo António. Como referiu o pároco, Padre José Manuel Abreu, na Missa solene das festividades, este foi um dia para os fiéis se lembrarem que «o Espírito Santo faz com que a Igreja seja elemento divino no meio dos homens».

O arraial da Festa de Santo António em Pinhal de Frades já tinha começado na Sexta-feira, 10 de Junho, no entanto, o momento alto e mais importante dos festejos aconteceu no Domingo. Apesar do fim-de-semana mais prolongado, os paroquianos marcaram presença na Eucaristia solene e na procissão em honra do padroeiro.

Durante a homília, o Pároco, Padre José Manuel Abreu, referiu que «a Igreja está presente em tantos povos e países desde há dois mil anos, no meio de tantas revoluções e convulsões sociais» porque o «Espírito Santo está presente e continua a actuar no meio do mundo».

Referindo-se aos sacramentos como sinal evidente da acção do Espírito Santo, o sacerdote disse ainda: «Só com o Espírito Santo podemos permanecer fiéis e felizes. Quando houver uma dificuldade grande, peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e nos ajude a ver melhor em todas as circunstâncias».

A procissão saiu à rua imediatamente a seguir à Eucaristia e nela seguiram, para além do andor de Santo António, os andores com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e de São João Baptista. Ao longo do percurso, muitos dos que ficaram em casa, logo se chegaram às janelas para ver passar o cortejo.

Comunidade reunida

Acontecendo estes festejos no triénio da iniciação cristã, os diferentes grupos de catequese participaram na procissão solene representando os símbolos do Baptismo. A água, a veste branca, o óleo e a cruz foram alguns dos sinais apresentados pelas crianças e adolescentes da catequese.

O controlo do trânsito, para que a procissão decorresse com a maior segurança, foi feito pelos dirigentes e caminheiros do agrupamento de Escuteiros.

No final da procissão, o Pároco dirigiu uma palavra de agradecimento à Comissão de Festas, e a todos os que com ela colaboraram, por ajudarem à realização das festividades. Entre eles, o Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro que esteve presente, uma vez que parte dos limites da Paróquia de Pinhal de Frades pertence à freguesia vizinha.

A tarde prosseguiu com um almoço-convívio entre as pessoas da comunidade. As receitas do banquete reverteram na totalidade para um grupo de nove jovens da Paróquia que se prepara para ir, em Agosto, às Jornadas Mundiais da Juventude.

Anabela Sousa

20 de Junho de 2011