Secularização sem resposta para questões fundamentais

CONFER~1

O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE) afirmou na passada terça-feira que a Igreja Católica deve enfrentar uma secularização que quis dar a “ilusão de vida na liberdade”, que levou as pessoas a esquecerem Deus.
“Sem Deus, não podemos ter nem uma verdadeira humanidade nem uma sociedade com respeito uns pelos outros”, referiu, em declarações à Agência Ecclesia, o arcebispo D. Rino Fisichela.

A ciência, acrescentou, dá “muitas respostas, mas a resposta às perguntas fundamentais sobre o sentido da vida exigem uma resposta maior”.

Após dois dias em Portugal, para participar nas jornadas pastorais promovidas pela Conferência Episcopal Portuguesa, o membro da Cúria Romana considerou que é preciso uma renovação na forma de transmitir a mensagem da Igreja, sobretudo nos locais “onde a secularização é muito forte e as Igrejas de antiga tradição vivem uma crise de fé”. “O problema do secularismo tem fortes raízes culturais, que entraram nos comportamentos das pessoas”, observou.

Para este responsável, aos cristãos compete a missão de apresentar “a alegria do encontro com Jesus de Nazaré”. O arcebispo Fisichella sublinha que “durante cerca de 27 anos, o Beato João Paulo II anunciou a exigência de uma nova evangelização” e muitos cristãos “começaram a realizar” esse processo.

Bento XVI criou, em 2010, um novo Conselho Pontifício para esta área específica, procurando assim “envolver toda a Igreja” no processo. A nova evangelização, indicou o prelado, passa por “entrar nas culturas” para as conhecer e interpretar, procurando “orientar o homem para um novo humanismo, uma nova antropologia”.

O presidente do CPPNE disse ter estado em Portugal para “ouvir”, considerando que tem necessidade de “grande colaboração com as conferências episcopais” e louvando o esforço feito pelos bispos portugueses nestes campos. “Temos a possibilidade de uma grande colaboração, no futuro, para dar um sinal, não só à Igreja, mas também à sociedade”, assinalou.

Rino Fisichella apontou o próximo Sínodo dos Bispos, marcado para outubro de 2012, como um momento fundamental na definição de “comissões, grupos, algo que se julgue importante, nas conferências episcopais, especificamente para a nova evangelização”.

As jornadas pastorais promovidas pelo episcopado português reuniram de Segunda a Quarta-feira, cerca de 80 pessoas, entre as quais 45 bispos e representantes das mais diversas dioceses, congregações religiosas e movimentos eclesiais. Em cima da mesa esteve também a implementação de uma nova dinâmica na acção eclesial, desafio lançado pelos bispos portugueses há cerca de um ano, no projecto «Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal».

20 de Junho de 2011