Monsenhor José de Freitas

fr

Foi sepultado no passado dia 27 de Junho, no cemitério antigo do Castelo de Sesimbra, Monsenhor José de Freitas que faleceu, no dia 24, com 92 anos de idade e 70 de sacerdócio. A paróquia do Castelo de Sesimbra foi a primeira em que exerceu o ministério sacerdotal, de 1941 a 1955, pelo que desejou que ali repousassem os seus restos mortais.

A ele se deveu a construção da igreja de Nossa Senhora da Assunção, na Corredoura, na Paróquia do Castelo de Sesimbra, assim como a de Nossa Senhora das Graças, no Poceirão, paróquia de Marateca. Após sair do território hoje pertencente à Diocese de Setúbal, Mons. José de Freitas transitou para Arroios, onde permaneceu até se retirar, há poucos anos atrás, para a Casa Sacerdotal de Lisboa. Entretanto, escreveu vários livros das suas memórias, onde deixou em tinta o esforço e a alegria da sua passagem por aquela que é a Paróquia mais antiga da Diocese de Setúbal.

Ao longo do seu longo ministério, foi ainda grande entusiasta do Escutismo e Assistente Nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

Vindo de Lisboa, onde o Cardeal Patriarca presidira às Exéquias, acompanhado pelo Cónego Tito Espinheira, Vigário Geral do Patriarcado, o funeral parou na igreja da Corredoura, tendo havido um breve tempo de oração pelos fiéis desta paróquia, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. José Lobato, participando nela o pároco actual, Pe. David Caldas, o Pároco anterior, Pe. Francisco Mendes, e o Pe. António Estêvão, que ali foi Vigário Paroquial. Estiveram ainda presentes os Presidentes da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, e da Junta de Freguesia do Castelo de Sesimbra, Francisco Jesus.

02 de Julho de 2011