São João, homem da Verdade

jb

No passado dia 24 de Junho realizou-se, em Almada, a procissão em honra de São João Baptista, padroeiro da cidade. Apesar do calor que se fazia sentir às 18h, muitos foram os fiéis que quiseram sair à rua para acompanhar o andor de São João desde a Capela de Santo Antão até à Igreja de Santiago.

Mais de duas horas de romaria pelas ruas de Almada, que se engalanou para acolher São João. Um acontecimento que se repete a cada ano mas que renova a fé dos devotos do padroeiro.

Ainda que muitas pessoas não tenham acompanhado a procissão a pé devido à longa distância percorrida, eram bastantes aqueles que se apinhavam nos passeios e abeiravam das janelas para rezar à passagem da imagem de São João.

Embora a procissão solene das festas de São João tenha sido no dia 24, a cidade de Almada já desde o dia anterior estava em oração uma vez que a imagem do patrono tinha saído da Igreja de Santiago em direcção à Capela de Santo Antão, na Ramalha, onde permaneceu até ao dia seguinte.

Verdade

Ao longo de todo o caminho, a banda da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense marcava o passo, à medida que se ia rezando a oração do terço. Já os escuteiros do Agrupamento 555 Almada faziam a guarda de honra ao andor de São João.

Depois de chegados à Igreja paroquial, o pároco, Padre Fernando Belo, dirigiu algumas palavras aos fiéis, relembrando que São João é «um homem da Verdade que ajuda os cristãos a cumprirem a sua missão».

Salientando ainda que a dificuldade física do caminho percorrido ao longo da procissão, sobretudo por aqueles que carregaram o pesado andor, é uma acção de sacrifício, o pároco congratulou a comunidade por tudo ter corrido «muito bem» e deixou agradecimentos à Comissão de Festas e às diversas entidades civis que contribuíram para o sucesso da procissão.

No final procedeu-se ao leilão da coroa de frutos que tinha integrado o cortejo e fez-se uma breve oração, já dentro da Igreja.

Anabela Sousa

02 de Julho de 2011