Setúbal em comunhão

qw

O Dia de Corpo de Deus celebrou-se no passado dia 23 de Junho com as habituais procissões eucarísticas e primeiras comunhões em várias paróquias. Na cidade de Setúbal o ponto alto foi a procissão desde a Sé até à Igreja de São Julião, após a oração de vésperas, presidida D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, e acompanhada por vários sacerdotes.

Muitas centenas de fiéis atenderam ao convite e testemunharam publicamente a sua fé junto do Santíssimo Sacramento, que foi levado em procissão pelas artérias da cidade episcopal.

«Esta nossa presença aqui nesta tarde não seria possível senão estivéssemos ligados na mesma fé, acreditando que Jesus está presente e nos guia», referiu o prelado. «Este é um mistério que nasce de dois movimentos. O primeiro, que leva o homem a sair do egoísmo e que leva ao Pai, e o segundo fazendo de nós todos, em Jesus, um só corpo». «Sem estes movimentos – disse – não seriamos Igreja». O prelado lembrou a importância da Eucaristia, «uma graça permanente de Deus que liberta o Mundo» e que se nunca deve abandonar. A Igreja é comunhão porque é a Eucaristia que gera essa comunhão, pelo que se há paróquia, diocese ou movimento que não está em comunhão entre si deve interrogar-se porque motivo não está unida, e se verdadeiramente celebra Eucaristia..

Na peregrinação pelas ruas de Setúbal até a Igreja de São Julião com o Santíssimo Sacramento, o prelado apelou a todos para serem «testemunhas do Amor e do Mistério de Deus, de uma nova comunhão, significando que estamos disponíveis para ser o Corpo de Cristo entregue a este Mundo».

Chegados à Igreja de São Julião, depois de um percurso cheio de gente, D. Gilberto dos Reis, agradeceu a todos e abençoou os presentes.

O dia de Corpo de Deus também é marcado pela instituição de novos Ministros Extraordinários da Comunhão. Este ano, na Sé de Setúbal, foram 51 novos Ministros os instituídos. Vindos de várias paróquias vão a partir de agora prestar serviço na distribuição da comunhão, especialmente na ida à casa dos doentes que não se podem deslocar a Igreja para participar integralmente na Missa.

Bruno Máximo Leite

02 de Julho de 2011