Três novos padres em Setúbal

orden

Os Padres Daniel Miguel, Leonel Neves e Daniel Nascimento foram ordenados presbíteros no passado Domingo, dia 10 de Julho, perante uma assembleia de fiéis que se apinhava na Sé de Setúbal. A Eucaristia foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, e contou também com a presença D. Pedro Zilli, Bispo que exerce o seu ministério na Guiné-Bissau e de grande parte do clero diocesano.

Três jovens, cada um com a sua história de vida, provenientes de paróquias diferentes, mas todos com a mesma resposta ao chamamento de Deus: Sim! Um ‘sim’ que foi dado no passado Domingo, depois de alguns anos de caminhada e discernimento no seminário de Almada. Daniel Miguel, Leonel Neves e Daniel Nascimento são agora «sacerdotes ungidos e enviados por Jesus à humanidade», como referiu o Bispo de Setúbal na homília da Eucaristia.

«A jovem diocese de Setúbal experimenta hoje a graça e a bondade de Deus com esta dádiva. Três jovens que se tornam sacerdotes. Com eles e por eles, Jesus continua a dar-Se para a glória de Deus e para a salvação do mundo». Foram estas as primeiras palavras que D. Gilberto dos Reis dirigiu à Igreja de Setúbal reunida na Sé.

Referindo que o sacerdote é, pelo Espírito Santo, presença sacramental de Jesus, o Prelado disse: «Os nossos olhos podem ver no Padre um homem, mas pela fé reconhecemos nele Jesus, o Bom Pastor. Pelo sacerdote, Jesus dá-se aos Homens para os ajudar no seu caminho de fé».

Radicalidade do ministério

Ainda na homília o Pastor de Setúbal abordou a questão do celibato, tantas vezes fracturante, e explicou que esta é uma condição que se harmoniza em tudo com a radicalidade do ministério sacerdotal.

«Configurado a Cristo Bom Pastor, que sendo rico desceu até nós e deu a sua vida por todos e assim foi exaltado e salvou a humanidade, também o Padre sente o apelo a despojar-se de tudo e até de si mesmo», disse D. Gilberto.

E continuou: «O Padre é impelido pelo Espírito a ter o coração livre das riquezas, a ter um coração obediente, a estar à frente do povo para servir e não para ser servido, e a ter um coração virgem. É por isso que a Igreja escolhe os Padres dentre os homens que optam pelo celibato».

Festejar no coração

Antes do fim da cerimónia, o Pe Rodrigo Mendes, vice-reitor do Seminário de Almada, deu graças a Deus pela Sua grande generosidade para com a diocese de Setúbal e disse: «Estes três novos Padres são três sementes que germinaram, desenvolveram, se tornaram árvores e agora são frutos suculentos para alimentarem o povo de Deus».

D. Gilberto lançou ainda dois apelos: um para os novos Padres e outro para a restante assembleia. Aos novos sacerdotes, o Bispo pediu que, no meio da azáfama dos dias seguintes à ordenação, dedicassem algum do seu tempo a contemplar o mistério que estava a acontecer: «Festejem no vosso coração o grande mistério do amor de Deus», disse. Aos fiéis, o apelo foi para que não deixassem de rezar pelas vocações.

No final da celebração, e já na rua, muitos foram os abraços e cumprimentos que os novos Padres receberam dos numerosos familiares e amigos que ali se deslocaram para participar naquele momento de festa. Os festejos continuaram depois no Seminário de Almada onde teve um lugar um jantar convívio.

Anabela Sousa

13 de Julho de 2011