São Jorge celebrado em Sarilhos Grandes

sar

A comunidade de Sarilhos Grandes esteve em festa de 15 a 17 de Julho, para comemorar o seu padroeiro, São Jorge. O dia mais importante foi o Domingo, 17 de Julho, com a celebração da Missa solene em honra de São Jorge na Igreja Matriz presidida pelo pároco, Padre Eduardo Nobre. O ponto alto foi a tradicional Procissão em honra do Padroeiro da terra, no mesmo dia.

Ao final da tarde Domingo, o andor de São Jorge, engalanado e transportado numa charrete, saiu da Igreja local e percorreu as ruas da freguesia de Sarilhos Grandes para gáudio de muitos dos devotos.

A acompanhar São Jorge, foram oito os andores carregados em ombros pelos fiéis da comunidade paroquial: Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhor da Fátima, São José, Santa Filomena, Santa Rita, Santo António, Santa Teresinha e Menino Jesus de Praga. Uma cortejo que foi a continuação da Eucaristia em que o povo de Deus saiu à rua para anunciar publicamente a sua fé.

No cortejo, para além das pessoas que transportavam os nove andores, do pároco, Padre Eduardo Nobre, e dos representantes da Junta de Freguesia, poucos eram os que acompanhavam. Muitos juntaram-se no Largo do Coreto a aguardar a passagem da procissão e outros preferiram ver o cortejo de suas casas.

A procissão foi animada pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo que marcava o passo, e pelos músicos da Academia Musical União e Trabalho.

Anabela Sousa

23 de Julho de 2011