comprehensive-camels

Bispo pede liberdade para presos políticos e de consciência

vietname

O presidente da Comissão “Justiça e Paz” da Conferência Episcopal do Vietname pediu ao governo do seu país para que se recorde “daqueles que estão na prisão por motivos políticos e de consciência”.

 

 

O apelo de D. Paul Nguyen Thai Hop, veiculado pela agência Fides, vem no seguimento da amnistia que o presidente vietnamita, Truong Tan Sang, concedeu a 10 mil prisioneiros por ocasião da festa da independência nacional, celebrada na passada sexta-feira. De acordo com a mesma fonte, entre aqueles que foram libertados encontram-se fundamentalmente “pessoas que foram presas por crimes comuns e representantes das minorias étnicas, não havendo registo de dissidentes políticos”.

Apoiada num Código Penal que pune de forma severa quem critica publicamente o governo, a justiça vietnamita tem encarcerado ao longo dos anos diversos representantes cristãos e membros de grupos políticos que se mostram contrários ao regime comunista instalado.

Actualmente, segundo a Comissão dos Direitos Humanos do Vietname, existem pelo menos 258 presos políticos e de consciência no país, detidos apenas devido às suas ideias. “O que a população pede é que se lembre, nesta ocasião, daqueles que lutam pela liberdade, os direitos humanos, a justiça e a democracia”, reforça D. Paul Nguyen Thai Hop. Sublinha ainda que a comissão que preside vai “acompanhar este problema com grande atenção” e procurar fomentar o debate junto de “intelectuais não católicos e membros do partido comunista”.

Partilhe nas redes sociais!
13 de Setembro de 2011