Chamados e enviados com Maria

DGilberto

A nossa Diocese volta ao Santuário de Fátima em peregrinação, dia 22 de Outubro, para dar graças a Deus pelos dons concedidos e para Lhe pedir luz e força para o futuro.

Caros Diocesanos de Setúbal

Peço-vos que participeis na peregrinação e que ajudeis outras pessoas a fazê-lo, nomeadamente jovens, doentes e emigrantes. E, desde já, agradeço aos párocos e aos responsáveis de movimentos, associações e obras o seu compromisso para que a peregrinação dê os melhores frutos.

Comecemos a peregrinar, aprofundando com a protecção da Virgem Maria a nossa vocação e missão cristã, como o indica o lema da peregrinação: chamados e enviados com Maria.

Chamados a estar com Jesus.

Temos a honra de ser cristãos não por iniciativa nossa mas porque Deus Pai, nos chamou para estar com Jesus, o Vivente, e nos deu o Seu Espírito para partilhar a Sua vida divina, agora e aqui, na comunhão da Igreja e, para sempre, na glória do Céu.

Com Nossa Senhora aprendamos a ser discípulos apaixonados de Jesus; aprendamos a viver na comunhão da Igreja, amando-a, mostrando a alegria de ser seus filhos, sendo membros activos da Igreja; e aspiremos à glória do Céu, de que a Virgem tanto falou em Fátima. E o céu é estar sempre e em tudo com Deus, hoje no tempo, amanhã na eternidade.

Enviados a anunciar a Boa Nova do Amor de Deus.

Quando Deus chama alguém, confia-lhe uma missão. Chamados, por isso, a estar com Jesus somos enviados, em a missão, a levar todos os homens ao encontro de Jesus.

Esta missão pede, antes de mais, que conduzamos a Jesus os baptizados que ainda não O seguem de coração. Muitos baptizados, na verdade, frequentaram a catequese e crismaram-se mas não tiveram um verdadeiro encontro com Cristo Vivo ou perderam o encanto por Ele. É missão da Igreja e, por isso, de todos nós, ajudá-los hoje a seguir o Ressuscitado, entre outros meios, investindo na catequese de adultos. Sem este encontro com Jesus, nem poderão viver o mistério da vocação cristã, nem saborear o mistério da Igreja, nem iniciar bem os seus filhos no Amor de Deus.

Além disto, impõe-se uma aposta maior na educação da fé das crianças e adolescentes baptizados, para formar discípulos de Jesus como os beatos Jacinta e Francisco, implicando nesta missão a comunidade com sua oração e exemplo, investindo muito num bom plano de escolha e de formação de catequistas, e apoiando mais os pais com filhos na catequese, mesmo antes da escola.

Há que pensar ainda na evangelização dos não baptizados e dos baptizados sem qualquer iniciação cristã e que formam uma multidão de pessoas a quem Deus ama e a quem nos envia!

Só bem unidos a Cristo, cumpriremos por fim a missão de ser fermento dum mundo justo e fraterno. Por isso, Bento XVI insiste, no dever da evangelização e aponta para tal a iniciação cristã exigente e atractiva. O mesmo rumo aparece no ‘Repensar a Pastoral em Portugal’, obra de todas as Dioceses. Também nós queremos dar atenção especial à iniciação cristã exigente e atractiva.

Com Maria acolhemos Jesus e damo-Lo aos pobres de fé e de pão.

Com a Mãe do Céu é mais fácil descobrir e abraçar o encanto e a actualidade da vocação e da missão cristã, como ensina o Beato João Paulo II, cuja memória celebramos. Por isso, de olhos fixos n’Ela, peçamos-Lhe que nos mostre Jesus e que nos ensine a levá-Lo aos pobres de fé. E, nesta hora difícil, roguemos-Lhe ainda que nos ajude a levá-Lo aos pobres de pão sentindo a sua dor e dando-nos as mãos para os socorrer.

Confiando-vos ao Amor divino, peço a oração diária do terço pelo bem da peregrinação.

+Gilberto, Bispo de Setúbal

Setúbal, 8 de Setembro de 2011