A festa dos Cristãos

atalaia

No passado dia 28 decorreu o ponto alto das celebrações em honra de Nossa Senhora de Atalaia, no Montijo. A tradição voltou-se a cumprir mais uma vez com a participação de várias pessoas devotas que participaram na Eucaristia, presidida pelo Padre Daniel Miguel. Os vários Círios participantes também se apresentaram na celebração e na procissão da parte da tarde.

Ainda falta uma hora para a Eucaristia, e já chegaram algumas pessoas, que se deslocaram a pé de vários locais vizinhos, como Montijo e Alcochete, ou mais distantes, como a Quinta do Anjo, para peregrinar até à Senhora da Atalaia. Maria de Fátima Campo conta-nos que há 17 anos que peregrina até ao alto da Atalaia. «Venho de Alcochete e demorei uma hora a chegar aqui», referiu, sublinhando que são vários os motivos que a movem àquele local. Acabada de colocar uma vela no tocheiro, a peregrina destacou o papel da Senhora da Atalaia na sua vida carregada de muitas doenças, todas elas curadas, e da «esperança e alento» que aquela devoção lhe dá.

O sol fez-se sentir e muitas foram as pessoas que procuram a sombra para participar na Eucaristia ao ar livre, em frente ao Santuário mariano. O reitor do Santuário, Pe Eduardo Nobre, destacou a importância «a reunião em nome de Jesus, em redor ao altar para O louvar e agradecer as bênçãos e graças que se tem recebido por meio de Maria, a padroeira da paróquia».

Festa de união

Na homília o Pe Daniel Miguel falou do agradecimento que todos vêem fazer à Senhora da Atalaia pelos milagres que faz às vidas de cada um. «Vimos ainda pedir que nos guarde dos perigos como a seus filhos», disse, acrescentando que sem ela os dias seriam bem mais difíceis. «A festa pretende ser uma união, um encontro de cristãos; para nós a festa é celebrar a mãe do Salvador», referiu, recordando o Evangelho, que falava sobre o encontro entre Maria e Isabel, em que ambas fizeram festa. O sacerdote referiu que, demasiadas vezes nos tempos que passam, as pessoas não sabem fazer festa: «a verdadeira festa não é dos arraiais e das diversões, mas sim junto do Salvador. Jesus é o centro da festa, através da Senhora da Atalaia que ajuda a caminhar».

Na parte da tarde, as ruas da localidade engalanaram-se para ver passar a procissão da Senhora da Atalaia, que se fez acompanhar pelos vários Círios que se deslocaram da Azóia (Castelo de Sesimbra) Olhos de Água, Carregueira, bem como o Círio Novo. Os ranchos folclóricos e as várias colectividades também se juntaram ao caminho, pedindo por um novo ano próspero e cheio de felicidade.

Bruno Máximo Leite

13 de Setembro de 2011