comprehensive-camels

A juventude do Papa, firme na fé

IMG_8515

Depois de alguns meses de preparação, os jovens de Setúbal estiveram em Madrid e participaram nas Jornadas Mundiais da Juventude com o Papa Bento XVI. Uma semana, de 16 a 22 de Agosto, vivida intensamente sob o tema «Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé». Um novo encontro dos jovens de todo o mundo com o sucessor de Pedro está marcado para 2013, no Rio de Janeiro.

 

Para os milhares de participantes nas últimas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), Madrid foi o centro do mundo. Nas ruas da capital espanhola, jovens de diferentes raças, línguas e nacionalidades cruzaram-se com o mesmo objectivo: estar com o sucessor de Pedro e ouvir o que ele tem para lhes dizer. Uma experiência de comunhão e de Igreja que muitos jovens de Setúbal nunca tinham testemunhado.

Ir para Madrid de autocarro obrigou Setúbal a amanhecer cedo no dia 16 de Agosto, uma vez que a celebração de envio com D. Gilberto dos Reis, o Bispo diocesano, estava marcada para as sete horas da manhã. Na presença dos jovens e de muitos familiares e amigos, D. Gilberto pediu que estivessem atentos ao que Jesus lhes queria dizer nesta peregrinação e que se deixassem transformar pela experiência de encontro com Cristo. Chegava, assim, a hora da partida: 156 peregrinos a caminho de Madrid, entre os quais onze sacerdotes diocesanos.

 

Um calor abrasador

 

Depois de dez horas de viagem, eis-nos finalmente chegados a Paracuellos de Jarama, uma localidade perto do aeroporto de Barajas que nos acolheu ao longo daquela semana. Para nos receber, um grupo de voluntários das JMJ que tudo fizeram para nos sentirmos em casa. Ao sair dos autocarros, rapidamente nos apercebemos do calor que nos esperava nos próximos dias. O programa das JMJ adivinhava-se quente e intenso, mas antes era preciso descansar.

Muitas foram as propostas culturais, artísticas e espirituais à disposição dos jovens em Madrid, tais como visita a museus, exposições artísticas, teatro, concertos, recitais de poesia, catequeses e muito, muito mais. Dando a possibilidade de cada um dos jovens poder aproveitar programas à sua escolha, Setúbal reuniu-se, no primeiro dia, apenas no Parque do Retiro, local onde se encontrava a feira vocacional, para um momento de adoração eucarística numa das tendas dinamizada pelas Missionárias da Caridade.

O dia seguinte, 18 de Agosto, foi o dia de encontro de todos os jovens portugueses com os seus Bispos, onde se encontrava também D. Gilberto dos Reis. No centro de espectáculos Madrid Arena, quase dez mil jovens portugueses vestindo uma t-shirt verde escutaram as palavras do Cardeal Patriarca, D. José Policarpo, entoaram cânticos de louvor com a ajuda da Banda Jota, e tiveram a possibilidade de ouvir alguns testemunhos de jovens que rezaram a sua vocação e a encontraram.

 

O acolhimento ao Papa e a Via Sacra

 

Já aquecidos pela manhã portuguesa, os jovens de Setúbal rapidamente rumaram até à Praça de Cibeles para o acolhimento ao Papa ao final da tarde num ambiente festivo, colorido e de união dos povos. Muitas palmas, muitos gritos, muita juventude. A juventude do Papa que pela primeira nestas JMJ vez o ia escutar.

A saudação em português terminou com estas palavras: «A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja». De seguida, um aceno de Bento XVI. Mesmo visto através dos ecrãs espalhados pelas ruas envolvente à Praça de Cibeles, foi suficiente para dar graças e regressar a Paracuellos de Jarama de coração cheio.

Chegados ao quarto dia, 19 de Agosto, sexta-feira, era tempo de nos unirmos às dores de Jesus no Calvário até à cruz. A Via Sacra com o Papa, no centro de Madrid, foi para muitos dos jovens de Setúbal um dos momentos mais marcantes das JMJ. O Papa passou por nós duas vezes a cerca de três metros, contemplámos o sofrimento de Jesus, entrámos no mistério da Sua Cruz e intercedemos pelos jovens do mundo inteiro que estão em sofrimento. Foram momentos de profundo recolhimento e reflexão que se exteriorizaram muitas vezes em lágrimas.

 

«Uma aventura juntos»

 

No fim-de-semana, no aeródromo de Cuatro Vientos, chega ao fim a Jornada Mundial da Juventude 2011. O sábado ficou marcado pelo imenso calor que se fez sentir à tarde e pela falta de água potável num recinto superlotado, onde mais de um milhão de jovens aguardava a chegada do Papa.

Ao aproximar-se a noite e já depois de ter começado vigília de oração com Bento XVI, o céu começa a mudar de figura, os aguaceiros começam a cair e o vento forte faz-se sentir. A vigília é interrompida e o Santo Padre sai do altar para se ir paramentar. São momentos de expectativa, de incerteza. «Será que a vigília terminou?», é o que vai na cabeça de muitos. Entretanto o mau tempo acalma e recomeça a vigília com a adoração eucarística. Naquele momento, nem calor, nem chuva, nem vento, nada mais interessa. Estar diante de Jesus, num silêncio orante com o Papa e mais de um milhão de jovens que se perde de vista naquele aeródromo, é tudo.

Ao terminar a noite, e antes de se retirar, Bento XVI dirige-se aos jovens: «Tivemos uma aventura juntos. Firmes na fé em Cristo, resististes à chuva. Como aconteceu nesta noite, com Cristo podereis sempre enfrentar as provas da vida. Não o esqueçais!».

A noite passa, calma, e o dia amanhece soalheiro. No início da Eucaristia, o Papa fala mais uma vez aos jovens sobre os tormentos da noite anterior: «Pensei muito em vós, nestas horas em que não foi possível ver-nos. Espero que tenhais podido dormir um pouco, apesar dos rigores do clima. Tenho certeza que, nesta madrugada, tereis levantando, mais de uma vez, os olhos para céu, e não só os olhos, também o coração, e isso vos terá permitido rezar. Deus tira o bem em tudo. Com esta confiança, e sabendo que o Senhor nunca nos abandona, comecemos a nossa celebração eucarística cheios de entusiasmo e firmes na fé».

 

Dar graças e partilhar

 

Na homília da Eucaristia de encerramento Bento XVI lembra aos jovens: «Cristo hoje também se dirige a vós com a mesma pergunta que fez aos apóstolos: ‘E vós, quem dizeis que Eu sou?’». A resposta, diz o Papa, deve ser dada com generosidade e coragem: «Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus que deste a tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela tua palavra».

As JMJ estão a terminar. Setúbal regressa a Paracuellos de Jarama ainda com as palavras do Santo Padre a ecoar: «Foi para este momento da história, cheio de grandes desafios e oportunidades, que o Senhor vos mandou: para que, graças à vossa fé, continue a ressoar a Boa Nova de Cristo por toda a terra».

Depois do descanso, voltamos a casa no dia 22. Antes passamos por Toledo e celebramos Missa de acção de graças pelas JMJ, no mosteiro onde está o túmulo de Santa Beatriz da Silva. Nos autocarros, os jovens peregrinos vão partilhando as suas vivências ao longo dos últimos dias. Falam com o coração ainda a fervilhar mas «firmes na fé».

As próximas Jornadas Mundiais da Juventude estão marcadas para 2013, no Rio de Janeiro (Brasil) cujo tema, retirado do Evangelho de São Lucas é «Ide e fazei discípulos de todos os povos».

 

Anabela Sousa

Partilhe nas redes sociais!
13 de Setembro de 2011