comprehensive-camels

Um dia especial

az

Azeitão celebrou mais uma vez, no primeiro fim-de-semana de Setembro, as festividades em honra de Nossa Senhora da Saúde. Este ano, o dia de encerramento das festas coincidiu com o dia em que o mundo recordava o ataque às Torres Gémeas, 11 de Setembro. Uma efeméride que o pároco, Padre Luís Ferreira, fez questão de lembrar na Missa solene.

«Neste dia de festa reunimo-nos para celebrar Nossa Senhora da Saúde. Desde 1723 que o povo agradece a protecção divina por ter livrado o povo da peste. Este ano, num dia especial, 11 de Setembro, recordamos também o ataque às Torres Gémeas com 2700 mortos. Hoje recordamos também o ódio, a violência e o esquecimento do valor humano. Rezemos por nós, mas celebremos e ofereçamos esta Eucaristia por todos os que morreram inocentemente e que o mundo viu em directo nas televisões há dez anos atrás», disse o sacerdote.

Com um programa preenchido, não só ao nível recreativo e cultural mas também religioso, as festas em honra de Nossa Senhora da Saúde começaram a 8 de Setembro e terminaram no dia 11 com a Eucaristia solene e a tradicional procissão pelas ruas da localidade, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Providência.

 

Tradição antiga

 

Retomando tradições antigas, a Eucaristia teve lugar durante a manhã e a procissão à tarde. Para além disso, uma novidade. A pregação sobre a Virgem Maria na procissão, que tinha sido retomada pelo pároco no ano anterior, foi este ano proferida, em Vendas de Azeitão, pelo Padre Francisco Mendes, prior do Feijó. A acompanhar estiveram também os presidentes das duas Juntas de Freguesia de Azeitão e a presidente da Câmra Municipal de Setúbal, Dores Meira.

Ainda na homília da Eucaristia Solene, e recordando o Evangelho, o Padre Luís Ferreira disse ainda: «Tal como nas Bodas de Caná, também em 1723 o povo pediu a intercessão de Maria que, através do Filho, livrou São Simão de Azeitão da peste. Hoje continuamos a pedir para que não nos falte a paciência, a humildade, a fé, a confiança em Deus. Hoje também dizemos que não temos vinho e Maria intercede por nós junto do seu Filho mas diz-nos: ‘fazei tudo o que Ele vos disser’, fazei tudo o que o meu Filho vos disser».

Na cerimónia estiveram ainda presentes algumas entidades civis, nomeadamente, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Fresca e o presidente da Sociedade Filarmónica da Providência.

 

Anabela Sousa

Partilhe nas redes sociais!
20 de Setembro de 2011