O Seminário de Almada foi o local escolhido para o reencontro dos jovens de Setúbal que estiveram presentes nas Jornadas Mundiais das Juventude (JMJ) em Madrid. No dia 25 de Outubro centena e meia de jovens uniu-se ao Secretariado Diocesano das Pastoral Juvenil (SDPJ) para rever e testemunhar o que foram as jornadas e apresentar as actividades do secretariado para este ano pastoral.
Quase todos os 156 peregrinos que se deslocaram a Madrid no passado mês de Agosto marcaram presença em Almada. O entusiasmo do reencontro era grande. A iniciativa organizada pelo SDPJ começou com o «Angelus» e com alguns dos cânticos e dinâmicas que todos viveram durante os dias de peregrinação. Depois partilharam-se através de um vídeo os momentos marcantes dos dia das JMJ, a amizade, a paz, o amor, a oração, que todos relembraram com alegria.
Dois jovens puderam partilhar de seguida como têm vivido depois das JMJ e o que ficou. Ambos referem a experiência única de encontro com o Santo Padre e a comunhão com os jovens de todos os lados do mundo que têm a mesma fé. Estes jovens estão desafiados pelo Papa Bento XVI a serem evangelizadores junto dos jovens.
A3 Jovem em 2012
A tarde serviu ainda para o SDPJ apresentar as suas actividades para o ano pastoral 2011-2012. No dia 21 de Outubro os jovens da diocese são convidados a ir mais cedo para Fátima para a peregrinação diocesana de dia 22 de Outubro. «Como tem acontecido, os jovens vão estar em Vigília de oração à espera do pastor da diocese», referiu o Pe. Luís Ferreira, director do SDPJ.
Este ano o SDPJ vai também promover dias de formação no Café Cristão, na Amora, sobre o Youcat, o catecismo da Igreja Católica para jovens: o primeiro encontro realiza-se já a 4 de Novembro e os outros nas primeiras e terceiras Sextas-feiras de cada mês. Para os jovens viverem melhor o Natal, o SDPJ vai propor a participação num retiro de Advento, nos dias 10 e 11 de Dezembro, com local ainda por definir. Já em 2012, nos dias 21 e 22 de Abril, realiza-se a peregrinação a pé ao Cabo Espichel. Pela terceira vez realiza-se o grande evento juvenil, o A3 Jovem. Para os responsáveis do evento, o A3 Jovem é um momento único que pode ser vivido como as JMJ. O objectivo é que em 2012 a adesão seja maior que os anos passados e que haja maior participação por parte de jovens, mesmo de outras dioceses.
Bruno Máximo Leite